JOËLLE LÉANDRE em 3 Tempos


LANÇAMENTOS
Em três novos álbuns, a contrabaixista francesa Joëlle Léandre mostra o quanto sua música é necessária à cena contemporânea... 

 



Por Fabricio Vieira

(Photo: Kirill Polonsky)
Joëlle Léandre já completou quatro décadas de história na free music. Após sua estreia com Contrebassiste – Taxi, editado em 1982, Léandre construiu uma das mais amplas e sólidas trajetórias na música criativa. Alguns novos álbuns da lendária contrabaixista francesa apareceram nos últimos meses, ampliando sua extensa discografia que é hoje um dos mais importantes monumentos expressivos da free music contemporânea. Esses três novos discos que apareceram trazem gravações realizadas em diferentes períodos. Uma característica que os une é o perfil intimista: são dois duos e um disco solo. Off Course!, que traz Léandre ao lado do percussionista alemão Paul Lovens, foi editado há pouco em CD pelo selo francês Fou Records. O registro traz um concerto realizado pelo duo em maio de 2013, no Les Temps du Corps (Paris), e estava nos arquivos de Jean-Marc Foussat, engenheiro de som e produtor dono do selo. Léandre e Lovens se conhecem há muito tempo e tem dividido palcos ao menos desde a década de 1990. Neste encontro, então, o diálogo flui com muita facilidade, como se fossem um grupo fixo, com elevada intimidade expressiva. O fato de Lovens extrapolar a bateria-base, explorando uma série de pratos e gongos, se encaixa perfeitamente com a ampla gama sonora visitada por Léandre, tanto pela investigação das cordas quanto de sua voz. São apenas duas peças, a longa faixa-título, de quase meia hora, e um mais breve encerramento. 

Bla Bla Bla Duo é um outro encontro de Léandre com a percussão, mas com resultado bem diverso. Desta vez a parceria é com a percussionista catalã Núria Andorrà. Com formação em música clássica e contemporânea, Andorrà tem colaborado com várias orquestras e explorado a improvisação livre em parcerias com artistas experimentados como o pianista Agustí Fernández. E o que ela traz aqui são possibilidades amplamente diversas do que encontramos no trabalho com Lovens. Léandre e Andorrà se reuniram para esta sessão no Meussa Estudio BCN, em Barcelona, no dia 7 de outubro de 2021. De lá saíram as peças que compõem este álbum editado em CD pelo selo polonês FSR. São doze relativamente breves temas, que oscilam em sua maioria entre 2 e 4 minutos, em concentrados diálogos que vão de momentos mais densos (BLA BLA 2) a outros mais contemplativos (BLA BLA 11), em uma estimulante troca de ideias.

O terceiro registro de Joëlle Léandre que chega aos ouvintes a mostra em sua plenitude. O formato solista tem acompanhado a contrabaixista em toda sua trajetória, sendo explorado por ela desde sua estreia musical. Nessas décadas, Léandre criou uma linguagem solista muito própria, na qual explora arco, pizzicato e voz em um amálgama expressivo que cria momentos únicos (por sorte, na única vez em que Léandre esteve no Brasil, em setembro de 2019, foi exatamente para se apresentar em formato solista). Zurich Concert, que acaba de ser publicado em CD pelo selo suíço Intakt Records, é um registro que mostra a música realmente atual da artista, tendo sido captado em 17 de março de 2022, no Taktlos-Festival, em Zurique. Em pouco mais de 40 minutos de música, divididos em cinco partes, vemos Léandre em uma exibição de gala, com domínio absoluto dos tempos e espaços (que preenche sem deixar lacunas, levando o ouvinte a passar o concerto inteiro completamente absorto e dominado). Nesta apresentação, ela está mais do que centrada no trabalho de arco (a voz ascende a primeiro plano mais na faixa 4), elevando a densidade da música que nos oferece, com uma elegante robustez pronta para inebriar mesmo quem acha difícil centrar a atenção em um concerto solista de contrabaixo. Música genial para ouvidos inquietos.          

 


Off Course!

Joëlle Léandre/ Paul Lovens

Fou Records




 


Bla Bla Bla Duo

Joëlle Léandre/ Núria Andorrà

FSR







Zurich Concert 
*****

Joëlle Léandre

Intakt Records

 

 



---------

*quem assina:

Fabricio Vieira é jornalista e fez mestrado em Literatura e Crítica Literária. Escreveu sobre jazz para a Folha de S.Paulo por alguns anos; foi ainda correspondente do jornal em Buenos Aires. Colaborou também com publicações como Entre Livros e Jazz.pt, de Lisboa. Nos últimos anos, tem escrito sobre música e literatura para o Valor Econômico. É autor de liner notes para os álbuns “Sustain and Run”, de Roscoe Mitchell (Selo Sesc), “The Hour of the Star”, de Ivo Perelman (Leo Records), e “Live in Nuremberg”, de Perelman e Matthew Shipp (SMP Records)