LANÇAMENTOs Registro inédito dos anos 90 do Standards Trio de Keith Jarrett, com Paul Motian como convidado especial, chega ao mercado...
Por Fabricio Vieira
Keith Jarrett está aposentado dos palcos há alguns anos. A
última apresentação dele aconteceu em 2017, no Carnegie Hall, em Nova York. Se,
por problemas de saúde, não o veremos mais tocando, sua gravadora, a alemã ECM,
segue colocando material inédito no mercado. O produtor Manfred Eicher já disse
que há nos arquivos da ECM dezenas e dezenas de registros inéditos, captados
profissionalmente, especialmente para piano solo e em trio. Ou seja, veremos
ainda “disco novo” de Jarrett aparecendo por muito tempo... A novidade da vez é
The Old Country. Com o subtítulo More From The Deer Head Inn, o disco traz a
segunda parte de um concerto realizado em 16 de setembro de 1992 no Deer Head
Inn, um local onde Jarrett não retornava desde o início de sua carreira
profissional, ainda menor de idade – descrito por um crítico como “um romântico
hotel de tábuas de madeira da década de 1840, na orla de um parque nacional de
Delaware”, que acomoda um público de cerca de 200 pessoas. Em 1994, a ECM
lançou cerca de uma hora daquela apresentação, com título “At The Deer Head Inn”.
E agora resgata mais uma hora inédita daquela música. Uma questão que se coloca
de cara: porque a gravadora simplesmente não relançou “At The Deer Head Inn” em
versão completa, como um álbum duplo? Enfim...
Esta apresentação tem uma particularidade: é uma das raras vezes em que o Standards Trio tem uma alteração em sua formação: nas baquetas, Paul Motian (1931-2011) substitui Jack DeJohnette. Motian tocou durante anos com Jarrett, fazendo parte de seu American Quartet – a última vez em que eles haviam dividido o palco antes deste concerto havia sido em 1976. Só isso já valeria o interesse pelo disco. E como se trata de material inédito, mesmo para quem tem o álbum anterior editado com a outra metade daquela data vale a pena completá-lo com este novo título. “It was like a reunion and a jam session at the same time”, disse Jarrett sobre aquela noite, ressaltando a espontânea leveza com que a música do grupo vai se desenrolando diante da gente. The Old Country traz 1h13 de música, com 8 peças, que vão de 6 a 12 minutos. Há revisitações a Thelonious Monk (uma pulsante “Straight No Chaser”, com afiado solo de baixo), Gershwin (“How Long Has This Been Going On”), Nat Aderley (a faixa-título) e Cole Porter (“Everything I Love”) – a destacar ainda uma comovente “Someday My Prince Will Come”. Com a morte do contrabaixista Gary Peacock (1935-2020), estes registros antigos do Standards Trio ganham ainda mais um ar nostálgico, de grandes momentos agora no passado. Que venham outros testemunhos engavetados dessa mágica música. Editado em CD e digital.
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*quem assina:
Fabricio Vieira é jornalista e fez Mestrado em Literatura e Crítica Literária. Escreveu sobre jazz para a Folha de S.Paulo por alguns anos; foi ainda correspondente do jornal em Buenos Aires. Colaborou também com publicações como Entre Livros e Jazz.pt, de Lisboa. Nos últimos anos, tem escrito sobre música e literatura para o Valor Econômico. É autor de liner notes para os álbuns “Sustain and Run”, de Roscoe Mitchell (Selo Sesc), “The Hour of the Star”, de Ivo Perelman (Leo Records), e “Live in Nuremberg”, de Perelman e Matthew Shipp (SMP Records)