Free and Modern Jazz Albums From Japan – 1954-1988


LIVROs Novo livro editado pelo selo britânico BBE Music reúne uma incrível coleção de algumas centenas de álbuns do moderno jazz japonês... 



Por Fabricio Vieira

Quem se interessa pelo jazz feito no Japão, sobre o qual sempre queremos mais e mais informações, recebeu em outubro de 2023 a excitante notícia de que estava sendo preparado um novo livro sobre o assunto: Free and Modern Jazz Albums From Japan – 1954-1988. Iniciativa do selo britânico BBE Music, que tem feito um resgate de preciosidades do jazz nipônico com a série de compilações J Jazz Masterclass – criada em 2018 e que já conta quatro volumes –, o livro levou um tempo para ficar pronto e chegar aos leitores do mundo todo. Em janeiro deste ano, a BBE Music criou uma campanha colaborativa (pré-venda com itens extras, como camisetas e testes de prensagem) no Kickstarter para viabilizar a edição (eles tinham uma meta de levantar US$ 25 mil, mas conseguiram apenas US$ 7.800. De qualquer forma, o suficiente para seguir com o projeto). O livro ficou finalmente pronto em meados de maio. Em todo seu processo, da concepção ao lançamento, se passaram três anos. A edição é o que se chamaria de luxuosa, capa dura, papel especial, um exemplar à altura da música apresentada. Claro que o custo final é elevado (preço na editora: 100 libras). E para quem mora distante, há ainda o custo alto de envio (o livro pesa uns 3,5 kg!), impostos, taxas, além do fato de nem todas as lojas estrangeiras que disponibilizam a obra quererem enviá-la para o Brasil. Mas é fantástico poder ter um desses em mãos. Se puder comprar, não deixe de fazer isso.

Compilado pelos pesquisadores Tony Higgins e Mike Peden, Free and Modern Jazz Albums From Japan – 1954-1988 segue a linha do já clássico Jazz Covers (de Joaquim Paulo, da Taschen). São quase 400 páginas nas quais são reunidas/apresentadas capas de uns 500 álbuns (por mais que você conheça o jazz moderno japonês, sem dúvida não faltarão muitas descobertas a se fazer nessas páginas). Há ainda diferentes textos. O prefácio é assinado pelo lendário trompetista Terumasa Hino, hoje com 81 anos. Um muito informativo texto introdutório sobre a história do jazz japonês vem a seguir. Também há perfis das gravadoras fundamentais para essa história, como East Wind, Frasco, Three Blind Mice, ALM, King Records e Nippon Columbia. E entrevistas, com figuras como o fotógrafo Tadayuki Naitoh (suas fotos ilustram as capas de incontáveis álbuns do jazz nipônico), e um interessante capítulo sobre os míticos obis, uma das marcas dos álbuns editados no Japão há décadas, que traz depoimento de Yusuke Ogawa, apresentado como a principal autoridade em jazz e negociante de discos do país. E não podia faltar uma conversa com o saxofonista sueco Mats Gustafsson, destacando sua face de colecionador de LPs. Para fechar o livro, uma seleção de álbuns de artistas estrangeiros que foram editados originalmente apenas no Japão. A edição é completada com uma coletânea em CD que traz 10 peças do moderno jazz japonês.


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*quem assina:

Fabricio Vieira é jornalista e fez mestrado em Literatura e Crítica Literária. Escreveu sobre jazz para a Folha de S.Paulo por alguns anos; foi ainda correspondente do jornal em Buenos Aires. Colaborou também com publicações como Entre Livros e Jazz.pt, de Lisboa. Nos últimos anos, tem escrito sobre música e literatura para o Valor Econômico. É autor de liner notes para os álbuns “Sustain and Run”, de Roscoe Mitchell (Selo Sesc), “The Hour of the Star”, de Ivo Perelman (Leo Records), e “Live in Nuremberg”, de Perelman e Matthew Shipp (SMP Records)