Perelman: SAX DUOS


BREVEs Ivo Perelman prepara um box com 12 duos inéditos, trazendo seu sax tenor ao lado de saxofonistas de diferentes gerações...

 



Por Fabricio Vieira

 

Após o estimulante box "Brass and Ivory Tales", que acabou de sair trazendo nove discos com duos ao lado de diferentes pianistas (resenha em breve por aqui), Ivo Perelman decidiu realizar um novo projeto de fôlego ainda maior. Agora, convocou 12 saxofonistas para gravarem em duo com ele. Ao lado do sax tenor de Perelman, estão nomes fundamentais do universo jazzístico mais inventivo, em encontros que aconteceram pela primeira vez. São músicos de diferentes gerações, a começar pelos lendários Roscoe Mitchell e Joe McPhee; a sequência continua com nada menos que David Murray, Ken Vandermark, Lotte Anker e Tim Berne; e segue com Dave Liebman, James Carter, Joe Lovano e Vinny Golia, fechando com os dois mais jovens dos convocados, Colin Stetson e Jon Irabagon.

Serão 12 discos, a serem editados em um box pelo selo Mahakala Music no início de 2022. Cada álbum trará um encontro com um dos músicos citados; um detalhe interessante: os instrumentos variam a cada duo, passeando pelas palhetas simples das famílias do sax/clarinete, com Perelman sempre ao tenor acompanhado de: sax baixo (Mitchell), clarinete-baixo (Murray), sax alto (Berne), barítono (Carter), e por aí vai... Em paralelo às sessões dos duos, gravadas em estúdio em diferentes momentos neste ano, está sendo preparado um documentário, dirigido por Don McGlynn (autor de filmes sobre Charles Mingus, Art Pepper e Howlin' Wolf), sobre o trabalho de Perelman como músico e pintor, trazendo também bastidores das gravações dos duos.