O jazz de volta aos palcos da cidade


AGENDA Após cerca de 19 meses, o Sesc retomou as atividades musicais em grande estilo, com mais uma edição do Sesc Jazz, desta vez focado em artistas brasileiros. Nos próximos dias,  o evento abre suas portas a músicos mais ligados à free music...

 

 

Por Fabricio Vieira

 

Em meio à progressiva reabertura dos palcos no país, o Sesc não perdeu a oportunidade e surpreendeu a muitos com o anúncio de mais uma edição de seu celebrado festival dedicado ao jazz. Criado em 2011 com o certeiro nome Jazz na Fábrica (ampliado e alterado em 2018 para Sesc Jazz), o festival musical se estabeleceu nessa década como o evento mais importante do jazz e cercanias realizado em território brasileiro. A edição do Sesc Jazz 2021 optou por se focar em artistas brasileiros e alguns estrangeiros radicados no país (afora as maiores dificuldades em se organizar a vinda de artistas internacionais neste momento, a decisão de focar músicos nacionais é muito bem-vinda, considerando o quanto foi difícil para a categoria o último um ano e meio). O evento, que começou no dia 15 com show do pianista Amaro Freitas, segue até o dia 31 de outubro. As apresentações têm sido realizadas com restrição no número de público (parece que começou com 30% da lotação, mas esse percentual deve ser ampliado nos próximos concertos, considerando a suspensão deste tipo de restrição na cidade), com ingressos de R$ 20 (comerciário) a R$ 40 (inteira). Algo a se destacar nesta edição (que esperamos seja levado às próximas) é a transmissão dos concertos pelo canal do Youtube do Sesc. Confira a programação completa, que conta com outras atividades além dos concertos, no site do Sesc Jazz.

 


*MARV e Lelo Nazário


Quarteto que estreou em 2019, o MARV oferece uma interessante experiência ao reunir, para um encontro guiado pelas vias da improvisação, nomes de diferentes caminhos sonoros (free, rock, música brasileira, eletrônico, jazz). Estão na empreitada o baixista Rodrigo Gobbet, Miguel Barella (guitarra), Victor de Trindade (percussão e voz) e Alex Antunes (sampler, percussão incidental e voz). A eles se junta para este concerto o tecladista Lelo Nazário.

Quando: 21/10 (qui), às 21h

Onde: Sesc Pompeia (teatro)

 


*Radio Diaspora - Ensemble Cachaça!


O poderoso duo Radio Diaspora leva ao palco sua versão com os convidados que participaram do álbum Cachaça! (2019). Ao trompetista Romulo Alexis e o baterista Wagner Ramos se unem  Thayná Oliveira (violoncelo), Paola Ribeiro (vocal), Luiz Viola (teclados), Lua Bernardo (baixo e flauta) e Leonardo Rocha (percussão) para criar um concerto que promete muita improvisação e inventividade.

Quando: 22/10 (sex), às 21h30

Onde: Sesc Pompeia (teatro)


 

*Conde Favela Sexteto


Vindo do ABC paulista, mais precisamente de Mauá, o Conde Favela Sexteto está na estrada desde 2009, mas lançou seu disco de estreia apenas no ano passado. O grupo, formado por Alex Dias (baixo), Diego Estevam (guitarra), Edson Ikê (trompete), Harlem Nascimento (sax tenor), Mabu Reis (trombone) e Rafael Cab (bateria), apresenta seu jazz contemporâneo repleto de referências que vão do hard bop ao samba-jazz com algum tempero free.

Quando: 27/10 (qua), às 19h

Onde: Sesc Pompeia (teatro)

 


*Hurtmold com Paulo Santos e Jorge Du Peixe

O sexteto instrumental Hurtmold, com suas duas décadas de história, criou uma sólida trajetória, que rendeu vários elogiados trabalhos. Alguns anos atrás, começaram a colaborar com o percussionista Paulo Santos, conhecido por sua longa história com o Uakti. Junto a eles neste concerto se une o celebrado nome do mangue beat Jorge Du Peixe.  

Quando: 30/10 (sab), às 21h

Onde: Sesc Pompeia (teatro)




*Jazz na Plataforma/ Cinema e Jazz


O evento também tem uma importante seleção de filmes e shows para assistir na plataforma Sesc Digital. A série Jazz na Plataforma traz concertos realizados anos atrás em eventos realizados pelo Sesc. Em destaque, apresentações dos saxofonistas Gary Bartz (de 2010), Archie Shepp (que aconteceu em abril de 2011), Anthony Braxton (de agosto de 2014) e Kamasi Washington (no Nublu, em 2017). Já a seleção de filmes que tratam do universo jazzístico será apresentada de 29/10 a 4/11, na mesma plataforma. Destaque para "Full Mantis", documentário sobre o lendário percussionista Milford Graves; "The Jazz Loft According To W. Eugene Smith", trazendo a cena que se desenvolvia nos lofts de NY nos anos 50 e 60; "The Blue Note Story: It Must Schwing", sobre o icônico selo de jazz; e "The Case of the Three Sided Dream", sobre o multi-instrumentista Rahsaan Roland Kirk (este será exibido entre 22 e 28/10).