Álbuns completos para ouvir no Bandcamp


Os meios digitais ajudaram a ampliar muito o acesso à música, criando uma verdadeira superoferta. Selecionamos algumas páginas de selos e artistas no Bandcamp que trazem quase 1.000 discos completos para serem ouvidos...

 


Por Fabricio Vieira

 

No mundo independente da free music, cada artista e cada gravadora lida de uma forma particular em relação à distribuição de sua música. A realidade digital, especialmente o estabelecimento de plataformas como uma forma central de difusão dos trabalhos artísticos, cenário sedimentado nos últimos anos, não eliminou as formas tradicionais de escuta: CDs e LPs (K7s por vezes) ainda são editados e encontram seu público. Mas, sem dúvida, o formato físico tem uma baixa representatividade em relação ao volume de música lançada. Se a indústria musical direciona seu foco para as gigantes plataformas de streaming (Spotfy, Deezer, Apple Music etc.), selos e artistas independentes utilizam diferentes formatos de distribuição. Quando pensamos em free jazz, free improvisation e cercanias, o Bandcamp parece ter se tornado o veículo principal de divulgação. O Bandcamp pode funcionar como uma página do artista, tanto para divulgação quanto para comercialização de sua música (imagino que para os independentes seja um espaço com retorno mais interessante do que o que deve ser oferecido pelas plataformas mais populares de streaming). E cada um utiliza o espaço de uma maneira. Há muitos que oferecem  apenas uma parcial do disco (uma ou outra faixa disponível para audição), como forma de atrair/convencer o ouvinte para que este compre a música lançada. Já outros optam por disponibilizar o álbum completo, provavelmente partindo da ideia de que aqueles que ainda compram discos em formato físico o farão de qualquer maneira, independentemente de terem o álbum digitalmente disponível. Não posso julgar a melhor forma de cada um trabalhar; cada artista sabe o que melhor lhe convém. Mas acho (sendo ainda um comprador de discos) bastante estimulante que alguns artistas e selos referenciais optem por colocar álbuns inteiros à disposição dos ouvintes. Selecionamos aqui alguns selos e artistas dentre os mais destacados da free music com uma ampla oferta de álbuns completos para serem ouvidos no Bandcamp, sempre com ficha técnica, liner notes e sem incômodas propagandas. Nesta relativamente breve seleção, estão disponíveis quase 1.000 álbuns completos, um incrível painel de muito do que mais inventivo tem sido feito no free jazz e na improvisação livre nas últimas décadas. Sempre que possível, compre discos e ajude os artistas a poderem continuar produzindo. Boas audições.          

 

NoBusiness Records

nobusinessrecords.bandcamp.com

O selo lituano NoBusiness Records surgiu em 2008. Seu primeiro álbum lançado foi "The Vilnius Implosion", de Mats Gustafsson. Desde então, colocou no mercado muitas dezenas de CDs e LPs, entre gravações novas e resgates de material antigo inédito, formando um poderoso catálogo com nomes como Sam Rivers, Joëlle Léandre, William Parker, Kaoru Abe,  Barry Guy, William Hooker, Sabu Toyozumi... Disponibiliza em sua página todo esse material, quase 200 álbuns completos para a alegria dos ouvintes.

 


Silkheart Records

silkheart.bandcamp.com

O selo sueco Silkheart Records, fundado em 1985, teve um importante papel na documentação do free jazz, a destacar a cena norte-americana dos anos 80 e 90. Uma boa parte do catálogo do selo foi disponibilizado no Bandcamp,  com discos de artistas do quilate de Charles Gayle (vários discos), David S. Ware, Dennis Gonzalez, Ethnic Heritage Ensemble, Steve Lacy... O acervo colocado no ar conta com 62 títulos para serem degustados.

 


Relative Pitch

relativepitchrecords.bandcamp.com


Selo de Nova York criado por Mike Panico e Kevin Reily, surgiu em 2011. Com um catálogo voltado para artistas contemporâneos da free music, traz nomes como Susan Alcorn, Matthew Shipp, Nate Wooley, Jessica Pavone, Ingrid Laubrock, Tomeka Reid, Joe Morris, Mary Halvorson, com edições em CD e LP. São mais de 130 álbuns em sua página prontos para serem apreciados.

 


New Braxton House

newbraxtonhouse.bandcamp.com

O selo ligado à Tri-Centric Foundation, dedicado à preservação e edição de trabalhos do lendário Anthony Braxton, já acumula um amplo painel de sua obra. Aqui não estão as coisas "clássicas" de Braxton, editadas por selos maiores e que fazem parte de seus catálogos. Mas há registros de muitas épocas, desde um álbum solista de 1972 até gravações mais recentes do músico. Alguns relançamentos marcantes de sua obra, como a edição completa de "Sextet (Parker) 1993", com nada menos que 11 CDs, está aqui em versão completa para ouvir. O novíssimo "Quartet (Standards) 2020", com seus 13 CDs, também está disponível em versão integral. No total, cerca de 60 títulos de Braxton. Parada obrigatória.

 

PNL Records

pnlrecords.bandcamp.com

Criado pelo baterista norueguês Paal Nilssen-Love em 2007, o PNL Records distribui música em CD, LP e em formato digital. Centrado em projetos que contam com a participação de Nilssen-Love, traz alguns dos mais vitais exemplares da free music contemporânea, como suas parcerias com os saxofonistas Joe McPhee, Brötzmann, Ken Vandermark, Frode Gjerstad e Akira Sakata, além dos trabalhos da brilhante Large Unit. Oferece mais de 50 discos para ouvir. 

 


FSR

sluchaj.bandcamp.com

O polonês FSR (Fundacja Sluchaj Records) surgiu no fim de 2014 e tem, desde então, montado um catálogo bastante impressionante, trazendo figuras seminais como Evan Parker, Cecil Taylor e Barry Guy. Atento a artistas de diferentes cantos, já editou CDs do espanhol Agustí Fernández e dos argentinos Guillermo Gregorio e Paula Shocron. Sua ampla lista de lançamentos traz ainda Joe Morris, Ivo Perelman, Trevor Watts e Joëlle Léandre, para citar apenas alguns. Em sua página, quase 100 álbuns disponíveis para audição.     

 


Clean Feed

cleanfeedrecords.bandcamp.com


O selo português, que completou 20 anos de existência, tem sido um importante veículo de documentação da free music contemporânea. E não apenas de Portugal: artistas do mundo todo marcam presença em seu incrível catálogo. Uma parte dessa história, especialmente registros de anos recentes, já está disponível no Bandcamp (não sei se a ideia do selo é seguir subindo o catálogo na plataforma), com títulos de artistas como Kaja Draksler, Luís Lopes, Patty Waters, o quarteto Hearth, Mario Pavove, Mark Dresser, em um total de 71 álbuns. 

 


Satoko Fujii

satokofujii.bandcamp.com

A pianista japonesa Satoko Fujii é uma das mais brilhantes vozes a surgirem no país asiático. De trabalhos solistas a criações para big band, Fujii  vem construindo, desde a década de 90, uma obra valiosíssima que merece ser mais conhecida e divulgada. Em sua página, a pianista oferece discos de toda sua carreira, boa parte lançada pelo selo Libra Records, que criou com seu companheiro Natsuki Tamura (alguns projetos dele também aparecem aqui). Entre o brilhante trabalho orquestral "Double Take", de 99, e o recente trio "Moon On The Lake", Satoko Fujii colocou no ar 81 discos completos para os ouvintes.



Mats Gustafsson

matsgustafsson.bandcamp.com

O cultuado saxofonista sueco tem uma página no Bandcamp com uma ampla oferta de discos prontos para serem escutados. Há material de diferentes fases de sua carreira de mais de três décadas, a destacar os trabalhos dos grupos The Thing, Gush, Cuts e AALY Trio, registros solistas e parcerias com diferentes músicos. Gustafsson tem mais de 60 álbuns completos disponíveis para audição.  

 



Rodrigo Amado

rodrigoamado.bandcamp.com

O saxofonista português Rodrigo Amado, nome central não apenas da cena de seu país, mas uma das grandes forças do sax contemporâneo, disponibilizou praticamente toda sua discografia no Bandcamp. Tanto seus principais projetos (Motion Trio, This Is Our Language) quanto parcerias  mais antigas (Lisbon Improvisation Players) estão lá em versão integral, em um total de 26 títulos.

 


Sun Ra

sunramusic.bandcamp.com

O lendário Sun Ra (1914-1993) lançou muita coisa em quatro décadas de criação contínua. Além dos inúmeros projetos que editou de forma independente pelo seu selo, o El Saturn, Sun Ra publicou alguns de seus mais famosos registros por selos como Impulse!, ESP e Atlantic. O impressionante é que os detentores de seus direitos tenham conseguido permissão para disponibilizar tudo isso em sua página no Bandcamp. Estão aqui os clássicos "The Magic City", "Space is The Place", "The Heliocentrics Worls", "Astro Black", em um total de 108 álbuns integrais à espera dos fãs.