Perelman-Shipp: som, imagem e palavra


LANÇAMENTOs
  Edição especial preparada pelo selo SMP traz a música do duo formado pelo saxofonista Ivo Perelman e o pianista Matthew Shipp sob diferentes ângulos...



Por Fabricio Vieira

A longa e prolífica parceria entre Ivo Perelman e Matthew Shipp ganha um novo marcante capítulo. Special Edition Box traz CD, Blu-Ray e livro, em uma boa síntese do trabalho que a dupla tem desenvolvido constantemente, em especial na última década. A música apresentada aqui faz parte do período em que realizaram sua última turnê, em 2019, quando Perelman e Shipp levaram seu som a diferentes países (EUA, Alemanha, Bélgica, Israel, Áustria, Holanda, Rússia, Inglaterra, Brasil); nessa fase pré-pandêmica, também fizeram suas últimas entradas juntos em um estúdio.

O CD, “Procedural Language”, traz uma sessão captada no Parkwest (NYC), pelo sempre competente Jim Clouse, em janeiro de 2019. São inéditos 51 minutos de música, divididos em 12 temas. Como costuma ser nas gravações de estúdio da dupla, as faixas, totalmente improvisadas, são relativamente breves, a maioria oscilando entre 2 e 4 minutos (o primeiro tema tem um pouco mais de fôlego, com seus cerca de 7 minutos). Acho que esta foi a última gravação em estúdio feita pelo duo, o que a torna um ainda mais interessante testemunho de uma etapa dessa frutífera parceria. Já o Blu-Ray traz a apresentação realizada por Perelman e Shipp no Teatro do Sesc Pompeia, no dia 11 de julho de 2019. A passagem da dupla por São Paulo fechou a turnê que iniciaram meses antes (provavelmente tenha sido a última vez que estiveram juntos em um palco). É interessante que, apesar de ter editado mais de 100 álbuns, Perelman não tenha registrado sua música em vídeo. Curiosamente, há apenas um registro oficial em vídeo, "Live In New York", gravação feita no início dos anos 90 no Knitting Factory, com Fred Hopkins, Flora Purim e Andrew Cyrille, e lançada à época em VHS. Não recordo deste concerto agora disponível em Blu-Ray ter passado na TV Sesc, tampouco de versões "amadoras" terem circulado no Youtube. Portanto, temos aqui material inédito (nesse formato) que vai ser muito estimulante de ver (ou rever), sendo um belo concerto que com certeza ficou na memória daqueles que o presenciaram. O box é completado com um livro, "Embrace of the Souls", que traz um ensaio escrito pelo músico belga Jean-Michel Van Schouwburg. O ensaio aborda não apenas o material novo que acompanha, mas busca falar da trajetória do duo, destacando álbuns que eles têm lançado nos últimos anos, funcionando como uma competente apresentação ao trabalho conjunto que saxofonista e pianista vêm desenvolvendo. Special Edition Box está sendo lançado pelo selo alemão SMP Records neste mês de abril, em edição limitada de 360 cópias.



--------

*quem assina:

Fabricio Vieira é jornalista e fez mestrado em Literatura e Crítica Literária. Escreveu sobre jazz para a Folha de S.Paulo por alguns anos; foi ainda correspondente do jornal em Buenos Aires. Colaborou também com publicações como Entre Livros, Zumbido e Jazz.pt. Nos últimos anos, tem escrito sobre música e literatura para o Valor Econômico. É autor de liner notes para os álbuns “Sustain and Run”, de Roscoe Mitchell (Selo Sesc), “The Hour of the Star”, de Ivo Perelman (Leo Records), e “Live in Nuremberg”, de Perelman e Matthew Shipp (SMP Records)