Um single de William Parker



BREVEs O selo AUM Fidelity prepara um box com 10 discos do gênio William Parker para o início de 2021. Como aperitivo ao já muito aguardado lançamento, sai este saboroso single...

 



Por Fabricio Vieira

Após quase cinco décadas de carreira, William Parker lança pela primeira vez um single. O baixista e compositor de Nova York, nascido em 10 de janeiro de 1952, estreou em meados da década de 1970 e, desde então, participou de centenas de álbuns ao lado de algumas das maiores figuras da história do free jazz (Cecil Taylor, David S. Ware, Peter Brötzmann, Charles Gayle, Matthew Shipp...). Como líder e colíder, já passou dos 100 discos editados, comandando projetos vitais como In Order To Survive, The Little Huey Creative Music Orchestra e seu Quartet. Além do baixo acústico, no qual é mestre consumado, Parker também pode ser visto em sua trajetória tocando violoncelo, violino, shakuhachi e percussão – ele é um colecionador de instrumentos do mundo e, informalmente, toca vários deles.


New World Order b/w Soledad
, o single que acaba de ser editado pelo selo AUM Fidelity, traz William Parker acompanhado dos grupos com o qual gravou "Corn Meal Dance" (2007) – que conta com Hamid Drake (percussão), Rob Brown (sax alto), Lewis Barnes (trompete), Eri Yamamoto (piano) e Leena Conquest (voz) – e "I Plan To Stay A Believer" (2010). As duas peças que compõem o single são um aperitivo de um box de Parker com 10 CDs que o AUM Fidelity vai lançar em janeiro de 2021. Aliás, o próximo será um ano especialmente interessante para os admiradores de Parker, já que sairá também sua biografia – Universal Tonality: The Life and Music of William Parker –, programada também para o começo de 2021.

O núcleo do grupo presente no single – Drake, Brown e Barnes – forma o William Parker Quartet, uma das bandas mais geniais do free jazz dos anos 2000, que tivemos a oportunidade de ver em ação no Brasil em agosto de 2015, em dois concertos inesquecíveis no Teatro do Sesc Pompeia (SP), durante o festival Jazz na Fábrica (que renderam inclusive um álbum editado pelo Selo Sesc). A vinda de Parker com um grupo seu ao país representou um dos momentos maiores do free em nossos palcos. Antes disso, Parker esteve por aqui em duas oportunidades, mas sempre como sideman: em 1989, com o trio de Cecil Taylor (no Free Jazz Festival, com shows em São Paulo e no Rio); e em fevereiro de 2011, como parte do grupo que acompanhou Yusef Lateef (com apresentações no Sesc Pompeia).

 

Este novo single é realmente apenas uma introdução ao que promete-se vir em janeiro com o box de 10 CDs. São, por ora, somente 15 minutos de música. No lado A, "New World Order" traz junto ao grupo um coro de crianças, que oferece uma pegada soul à já swingante peça, um tema cativante, com um refrão cantarolável e envolvente (conhecido por quem ouviu antes o álbum "I Plan To Stay Believer"). O lado B, com o sexteto Raining On The Moon, é mais ligado ao som do WP Quartet, apesar de o piano ser elemento marcante e a voz de Conquest essencial à peça. Não está claro se o box que sai em janeiro será focado nestes grupos ou em outras variantes da música de Parker, mas, de qualquer forma, a ansiedade para ver esse material disponível não é pequena. 



--------

*quem assina:

Fabricio Vieira é jornalista e fez mestrado em Literatura e Crítica Literária. Escreveu sobre jazz para a Folha de S.Paulo por alguns anos; foi ainda correspondente do jornal em Buenos Aires. Colaborou também com publicações como Entre Livros, Zumbido e Jazz.pt. Atualmente escreve sobre música e literatura para o Valor Econômico. É autor de liner notes para os álbuns “Sustain and Run”, de Roscoe Mitchell (Selo Sesc), “The Hour of the Star”, de Ivo Perelman (Leo Records), e “Live in Nuremberg”, de Perelman e Matthew Shipp (SMP Records)