Sons imperdíveis preenchem as próximas semanas...



AGENDA O universo da free music estará muito bem representado nas próximas semanas. Destaque para o desembarque no país de músicos europeus importantíssimos, como a vinda inédita da baixista francesa Joëlle Léandre, dentro do novo festival IMPRÔ, que contará com muitos shows que prometem...








Por Fabricio Vieira




*NORBERT MÖSLANG*

O improvisador suíço Norbert Möslang vem ao Brasil apresentar seu ruidoso universo sonoro. Ex-membro da cultuada banda Voice Crack, Möslang, apesar de ser também saxofonista, costuma centrar suas atuações em live electronics. Em sua trajetória, tocou parcerias com nomes como Borbetomagus, Otomo Yoshihide, Jim O'Rourke, Kevin Drumm e Carlos Zíngaro. A vinda ao Brasil faz parte de uma turnê sul-americana que inclui ainda Peru e Argentina.


Quando: 17/8, às 19h
Onde: Centro Cultural São Paulo (SP)
Quanto: R$ 30

Quando: 18/8, às 15h
Onde: Sesc Guarulhos (SP)
Quanto: Grátis






--------------------
*CHRISTIAN SCOTT*

O trompetista norte-americano, que passou há algum tempo a assinar Christian Scott aTunde Adjuah, volta ao país com um novo trabalho na bagagem, “Ancestral Recall”. Scott tem uma trajetória interessante dentro do modern creative, tendo produzido hoje material bem diferente do que apresentava em seus primeiros registros, desenvolvendo um conceito estético sobre o qual diz ser “a map to de-colonialize sound, to challenge previously held misconceptions about some cultures music”. A vinda de Scott faz parte de um evento chamado Mastercard Jazz que contará com outros artistas – nada de free, claro.


Quando: 31/8, às 21h (horário aproximado)
Onde: Auditório Ibirapuera - Plateia Externa (SP)
Quanto: Grátis







----------- 
]IMPRÔ[ 
Em sua primeira edição, o festival de música experimental (free impro, noise, free jazz, eletroacústica e improvisações várias) montou um line-up sensacional com nomes locais e estrangeiros (estes, inéditos, destacados abaixo). Em dois fins-de-semana, o ]IMPRÔ[ irá apresentar vários concertos, além de serem oferecidas oficinas com músicos renomados. Da cena local, veremos em ação Radio Diaspora, Bella, SPIO Orchestra, Luiz Galvão, Rakta, Flavio Lazzarin, Flora Holderbaum, Panda Gianfratti, dentre outros.

Quando: 6 a 15/9
Onde: Estúdio Bixiga e Lab Mundo Pensante (SP)
Quanto: R$ 80 (passaporte para todo evento)






---------------------
*JOËLLE LEANDRÉ*
A lendária baixista francesa Joëlle Léandre, na ativa desde os anos 1970, é um dos nomes maiores de seu instrumento. Envolvida com múltiplos projetos (Les Diaboliques, Quartet Noir, Stone Quartet, vários duos e trabalho solista), conta com uma discografia que supera os 150 títulos. Pela primeira vez no Brasil, Léandre se apresentará em concerto solo e com instrumentistas locais. Para quem quiser aprender com ela, a artista oferecerá ainda duas oficinas, nos dias 9 e 10. Imperdível.


Quando: 7/9, às 21h (com Thomas Rohrer e Mariá Portugal)
Onde: Estúdio Bixiga (SP)

Quando: 8/9, às 17h (solo)
Onde: Estúdio Bixiga (SP)







-----------------------
*METTE RASMUSSEN*

Saxofonista dinamarquesa radicada na Noruega, Mette Rasmussen é uma das figuras de destaque da cena free impro contemporânea. Em atividade múltipla e crescente principalmente nos últimos cinco anos, a saxofonista tem se dedicado a diferentes projetos, nos quais chama atenção diferentes gravações em trio e duo, com destaque para a parceria com o percussionista Chris Corsano, além de seu trabalho solista.   



Quando: 12/9, às 20h (solo)
Onde: Audio Rebel (RJ)

Quando: 13/9, às 21h (com Bella)
Onde: Estúdio Bixiga (SP)

Quando: 14/9, às 22h (com Rakta)
Onde: Estúdio Bixiga (SP)







-----------------------
*ANGELIKA NIESCIER*

A saxofonista alemã Angelika Niescier faz parte de uma geração que tem desenvolvido sua arte nos anos 2000. Em sua discografia ainda não muito extensa, o trabalho da sax-alto tem encontrado seu melhor em anos recentes, em especial nos trabalhos que têm lançado pelo selo Intakt Records. Niescier tem entre seus parceiros os grandes bateristas Gerald Cleaver e Tyshawn Sorey, com os quais têm gravado e se apresentado nos EUA e na Europa.



Quando: 14/9, às 21h (com Arthur Decloedt)
Onde: Estúdio Bixiga (SP)