KAORU e SABU: novo capítulo da parceria






BREVES  Passados 40 anos desde a morte do saxofonista Kaoru Abe, um novo disco registrando sua parceria com o percussionista Sabu Toyozumi chega ao mercado...







Por Fabricio Vieira


O saxofonista japonês Kaoru Abe (1949-1978) editou poucos álbuns em sua breve vida. Mas sua discografia apenas cresceu após sua morte, com registros inéditos e muitas gravações ao vivo. A NoBusiness Records lança neste mês mais um título de Kaoru Abe, Mannyoka, em encontro com o percussionista Sabu Toyozumi realizado em seu último ano de vida. São cinco extensas faixas captadas em janeiro e julho de 1978 em Tóquio. A parceria entre os dois artistas japoneses teve diferentes capítulos naquele período final de Abe, sendo o registro mais conhecido “Overhang Party”, captado no mesmo ano deste novo título.

Kaoru Abe viveu apenas 29 anos, mas foi responsável por um vital capítulo do free japonês – sendo um personagem obrigatório para quem se interessa pela música livre. Abe tocava diferentes saxes, a partir do alto, seu instrumento central, além de ter deixado registros em piano, harmônica e até guitarra. Em Mannyoka vemos o artista se dividir entre os saxes alto, soprano e sopranino, em diálogo fluido com o intenso Toyozumi (ainda vivo e muito ativo!). A gravação original, feita por Shinji Ohno, foi restaurada e editada por Benjamin Duboc e Julien Palomo. Um álbum importante para manter acesa a obra deste que foi um dos mais excitantes nomes de sua geração.