MAIS UM COLTRANE PERDIDO...







BREVES  Uma gravação inédita realizada em 1963 por John Coltrane e seu quarteto. Este é o novo título da série “clássicos perdidos” que, de tempos em tempos, tenta esquentar o mercado jazzístico...






Por Fabricio Vieira

 
Em 2014, os aficionados que seguem religiosamente as pegadas de John Coltrane (1926-1967) tiveram a alegria proporcionada pelo lançamento de “Offering: Live at Temple University”, gravação de 1966 editada completa oficialmente então pela primeira vez (havia aparecido em CD em 2010 uma versão reduzida desse concerto). Agora o grande anúncio gira em torno de uma gravação de estúdio, realizada em março de 1963 pelo quarteto clássico de Trane – com McCoy Tyner, Jimmy Garrison e Elvin Jones –, que aparece sob o título Both Directions at Once: The Lost Album. O registro pertencia ao arquivo pessoal da família de Juanita Naima Coltrane, a primeira esposa do saxofonista, sendo que notícias sobre a existência desse material já circulavam ao menos desde 2004 – sim, quase quinze para uma edição oficial!
Both Directions at Once: The Lost Album apresenta sete temas, dois deles inéditos (“Untitled Original 11383” e “Untitled Original 11386”). Os outros são versões de faixas conhecidas, como “Impressions” e “One Up, One Down”. O disco será lançado, em CD e LP, no dia 29 de junho pela Impulse/Verve. Haverá também uma “Deluxe Edition”, com versões alternativas das faixas.