Turiya Sings






BREVES  Nova coletânea resgata trabalho de Alice Coltrane feito entre as décadas de 1980 e 1990...




Por Fabricio Vieira

 
Nos dez anos da morte de Alice Coltrane Turiyasangitananda (1937-2007), uma nova coletânea resgata um pouco de sua música espiritual desenvolvida a partir dos anos 1980 e que tinha sido editada antes apenas em versão independente (originalmente em K7). O material sairá no dia 5 de maio, pelo selo Luaka Bop, e se chamará World Spirituality Classics – Volume 1: The Ecstatic Music of Alice Coltrane Turiyasangitananda, o que indica que haverá mais capítulos.
O álbum, com oito faixas, reúne temas extraídos de três registros (“Divine Songs”, “Infinite Chantes” e “Glorious Chants”) editados entre os anos de 1987 e 1995 pelo selo Avatar Book Institute, e que eram conhecidos apenas por entusiastas, em cópias (muitas vezes de baixa qualidade) que circulavam pela internet.
O material revela o aprofundamento de Alice Coltrane em sua busca espiritual: ela adicionou a seu nome “Turiyasangitananda” e se dedicou cada vez mais, desde o fim dos anos 70, a seu Vedanta Center, se afastando dos palcos e estúdios e deixando suas belas criações jazzísticas/free para trás – passou a se apresentar raramente como pianista ou em espaços públicos/eventos ligados ao jazz, dando derradeiro suspiro neste sentido na última gravação que fez em vida, “Translinear Light” (2004), com elementos que a ligam a seus melhores tempos na Impulse!...
Na coletânea a ser editada, o que temos é a Alice mestre espiritual, entoando cânticos com os frequentadores de seu retiro. Para quem nunca ouviu as gravações agora resgatadas, pode ir conhecendo um pouco do que o álbum oferecerá com “Om Shanti”, primeiro tema disponibilizado: