Pierre Boulez: 90 anos






Pierre Boulez completou seus 90 anos em 2015. Um dos nomes centrais da música contemporânea, o compositor e regente francês agora é homenageado por aqui em concerto e lançamento de DVD.



Voz sobrevivente de uma brilhante geração de compositores que contou com Karlheinz Stockhausen (1928-2007), Luciano Berio (1925-2003), Luigi Nono (1924-1990) e Iánnis Xenákis (1922-2001), o francês Pierre Boulez, nascido em 26 de março de 1925, se mantém em atividade após quase sete décadas de vida criativa. Mais ativo nos últimos tempos como regente do que como compositor, Boulez é um ícone inconteste do que de mais inventivo a música gestou no século XX. Do serialismo à eletroacústica, Boulez assina algumas das criações fundamentais da música contemporânea, como Le Marteau Sans Maitre, Structures e Domaines. Ele esteve ainda por trás da criação do IRCAM, instituto de pesquisa fundamental para o desenvolvimento de novas linguagens amparadas pela tecnologia. Na inauguração do IRCAM, em meados dos anos 70, Boulez disse: “Nossa época é uma época de indagação permanente, incansável, quase insuportável. Em sua exaltação, ela não respeita refúgios nem santuários; sua paixão é contagiante, sua sede de desconhecido nos projeta poderosamente, violentamente para o futuro” (in: A Música Moderna, de Paul Griffiths).

É essa busca contínua pelo novo que pauta a música apresentada neste DVD em homenagem a Boulez que acaba de ser lançado. O DVD, duplo, faz parte da ‘Série +’, do Selo Sesc, que tem como proposta apresentar trabalhos de grandes nomes da música erudita contemporânea em diálogo com artistas brasileiros, tendo já dedicado títulos a John Cage, Luciano Berio e Gyorgy Ligeti. 

BOULEZ + apresenta nove peças, todas focadas em violino e eletrônicos, tendo o projeto sido idealizado por Flo Menezes (Studio PANAroma). De Boulez, estão presentes Anthèmes 1 (para violino solo, 91) e Anthèmes 2 (violino e eletrônica, 97). As outras peças foram escritas por músicos brasileiros de alguma forma ligados à obra e à estética bouleziana: Flo Menezes, Sergio Kafejian, Tiago Gati, Marcus Siqueira, Martin Herraiz e Alexandre Lunsqui. A execução do violino fica a cargo de Claudio Cruz.
Apesar de ser um DVD, não se trata da filmagem de um concerto. Os vídeos que acompanham a música foram criados pelo videomaker Raimo Benedetti e, como diz Menezes na introdução do encarte, são independentes da música apresentada, apesar de estabelecerem uma “curiosa intratextualidade dialética com os sons e com as estruturas sonoras”. A opção pelo DVD e não o CD foi a possibilidade de oferecer uma gravação com uma experiência sorround, que melhor dialoga com a espacialidade sonora, tão relevante ao universo da música eletroacústica. O extenso livreto que acompanha o disco traz texto minucioso de Mauricio Ayer, que apresenta e comenta cada uma das peças executadas.


*Na noite de hoje (quinta, dia 5), será realizado concerto de lançamento de Boulez+, com o violinista Claudio Cruz apresentando as peças “Anthèmes 2” (Boulez), “Entre o Arco e o Ar” (Kafejian) e “TransScriptio” (Flo Menezes).


BOULEZ +

Quando: 5/11 (qui), às 21h
Onde: Sesc Consolação / SP
Quanto: R$ 5 a R$ 17







-----------------
*quem assina:
Fabricio Vieira é jornalista e fez mestrado na área literária. Escreveu sobre jazz para a Folha de S.Paulo por alguns anos; foi ainda correspondente do jornal em Buenos Aires. Atualmente escreve sobre literatura e música para o Valor Econômico. Também colabora com o site português Jazz.pt. É autor das liner notes dos álbuns “The Hour of the Star”, de Ivo Perelman (Leo Records), e “Sustain and Run”, de Roscoe Mitchell (Selo Sesc)