O ano não acabou: mais música no horizonte



As últimas semanas de 2014 reservam um punhado de shows com muita coisa boa e intensa. Free, jazz, muito impro, um pouco de rock, nomes bem conhecidos e outros menos, o cardápio desse fim de novembro/começo de dezembro tem sons de Portugal, EUA, Europa e Brasil. Vale estar atento à programação que esquenta a partir da próxima semana, com diferentes eventos na faixa.








"HERNANI FAUSTINO e JORGE NUNO (POR) +
MARCIO GIBSON, RODRIGO GOBBET e MAURICIO TAKARA (BR)


Empolgante encontro entre instrumentistas portugueses e brasileiros, que promete uma noite intensa e criativa de muita improvisação livre. Hernani Faustino (Red Trio; Clocks and Clouds) é um dos nomes fortes do baixo europeu contemporâneo e toca pela primeira vez no país; junto com ele desembarca o guitarrista Jorge Nuno, que esteve por aqui no ano passado com o seu duo Signs of the Silhouette. Os dois artistas portugueses se juntam a Rodrigo Gobbet (baixo) e aos bateristas Marcio Gibson e Mauricio Takara – figuras que têm, em meio a diferentes projetos, ajudado a sedimentar a cena free local.
Guitarra + dois baixos + duas baterias: que mais dizer?



Quando: 27/11 (qui), a partir das 19h
Onde: Funarte (SP)
Quanto: grátis





-------------------------
"FRISK FRUGT"

Projeto do multi-instrumentista dinamarquês Andres Lauge Meldgaard, o Frisk Frugt (“Fruta Fresca”) está há dez anos em ação e mostra um misto composto por elementos de free, improvisação, rock, eletrônico e cancioneiro popular. O resultado desconcertante conduzido por  Meldgaard já rendeu três álbuns. Sintetizadores, voz, percussão e um mini-sax fazem parte do aparato comandado pelo músico.


(Frisk Frugt playing selfbuild fluteorgan, synthesizers, 12 string sky, percussion)


Quando: 28/11 (sex), às 20h30
Onde: Centro Cultural São Paulo (SP)
Quanto: grátis





----------------------------------------------------------------
"LARS GREVE e 
SÃO PAULO UNDERGROUND"


O saxofonista e clarinetista dinamarquês Lars Greve se une ao São Paulo Underground, projeto do cornetista norte-americano Rob Mazurek com os brasileiros Mauricio Takara e Guilherme Granado. Lars Greve, mais conhecido pelo quinteto “Girls in Airports”, lançou seu primeiro álbum solo neste ano, “Breidablik”. No encontro inédito, composições próprias, colaborações e improvisação.




Quando: 29/11 (sab), às 19h
Onde: Centro Cultural São Paulo (SP)
Quanto: grátis


----------------------------------------------- 
ROB MAZUREK e CARLOS ISSA


O cornetista, compositor e improvisador Rob Mazurek se une a Carlos Issa (Objeto Amarelo; guitarra, eletrônicos, voz) para este encontro único. Quem ouviu o disco “Eclusa”, lançado em 2012 pela Submarine Records, que trazia exatamente uma parceira entre Mazurek e o Objeto Amarelo de Issa, sabe o que esperar desse evento. A noite abre com set solo de Mazurek.


Quando: 30/11 (dom), às 20h
Onde: Estúdio Fitacrepe (SP)
Quanto: R$ 20 (ingresso sugerido)


-------------------------------------------
"THURSTON MOORE Band"

O genial Thurston Moore retorna ao país, agora com seu novo projeto. Ao lado de sua Band, vai apresentar o recente álbum “The Best Day” – lirismo e ruidosidade não devem faltar ao show. No palco, ao lado de Moore, estarão seu ex-parceiro de Sonic Youth Steve Shelley, a baixista Debbie Googe (My Bloody Valentine) e o guitarrista James Sedwards. Pena que o esquema é o mesmo de 2012, última vez que o Moore veio ao país : show com ar de balada hype, ingressos caros e potencial para atrair uma massa mais interessada em aparecer do que em apreciar fina música... 
Que Thurston Moore retorne logo, mas em outro contexto, para apresentar sua face de improvisador: ouvidos devidamente atentos não faltarão.


Quando: 04/12 (qui), a partir das 22h
Onde: Cine Joia (SP)
Quanto: R$ 180 (inteira)