Os noruegueses do Frode Gjerstad Trio centram as atenções na semana

O mais destacado nome do sax livre e criativo da Noruega desembarca nesta semana para shows no Rio e em São Paulo. Não, não se trata de Jan Garbarek; estamos aqui na seara da free music: o nome em questão: Frode Gjerstad. Conhecido especialmente por quem acompanha a free improvisation europeia, Gjerstad (1948, Stavanger, Norway) passou a se establecer nesse universo artístico em meados dos anos 1980, quando formou, ao lado do percussionista britânico John Stevens (1940-1994), o trio Detail, que contou em sua fase clássica com o baixista sul-africano Johnny Dyani (1945-1986). Em sua trajetória, o formato trio acabaria por ser o mais explorado pelo saxofonista e clarinetista, por meio do qual desenvolveu o núcleo de sua arte improvisativa. Ele tocou e gravou em trio com parceiros como William Parker/Hamid Drake (“Remember to Forget”); Derek Bailey/John Stevens (“Hello, Goodbye”); e John Edwards/Mark Sanders (“Welsh Chapel”). Ainda no fim dos anos 90, passou a tocar constantemente com Paal Nilssen-Love e o baixista Oyvind Storesund, com quem registrou em trio os excelentes “Last First” e “Nothing is Forever”. Na carreira de Frode merece destaque também a Circulasione Totale Orchestra, grupo que começou a organizar em 1984 e que tinha a missão de ser uma espécie de laboratório/workshop no qual jovens músicos noruegueses puderam desenvolver sua prática sonora.






(Frode Gjerstad, Paal Nilssen-Love e Jon Rune Strom. 2012)


No Brasil, Frode Gjerstad desembarca em trio (vídeo acima), seu formato essencial, ao lado do genial percussionista Paal Nilssen-Love (para muitos, o nome mais forte das baquetas contemporâneas) e do baixista Jon Rune Strom. A visita faz parte de uma turnê sulamericana que o trio está conduzindo, com passagens agendadas também por Chile (dias 9 e 12) e Argentina (dias 13, 15 e 16).  



"FRODE GJERSTAD TRIO"

Quando: 5 (terça), às 20h30
Onde: Audio Rebel (RJ)
Quanto: R$ 12

Quando: 6 (não confirmado)
Onde: Nega Fulô (Cabo Frio, RJ)
Quanto: ?

Quando: 7 (quinta), às 22h
Onde: Espaço Serralheria (SP)
Quanto: R$ 15

--------------------
*Ps: apesar do cartaz oficial do Audio Rebel indicar que o show seria no dia 6/3, Diego Dias e Alex Z avisam que, na realidade, será no dia 5/3... Quem quiser ir lá, melhor então ligar antes para confirmar.