Às vezes é tarefa difícil garimpar lançamentos para recomendar aqui em
meio à prolixidade que marca a free music, livre dos esquemas de produção
industrial que obrigam discos e ideias a ficarem na gaveta à espera de que a
última novidade esgote seu apelo como objeto de consumo ligeiro.
Na tentativa de selecionar alguns álbuns recém-lançados fora do núcleo duro da música improvisada, ficam algumas sugestões de trabalhos de gente variada (Canadá, Inglaterra, Argentina, Itália) menos conhecida por essas bandas (exceção ao Mazurek), mas que valem ser ouvidos com o mesmo apetite que costumamos direcionar aos ícones maiores dos sons livres.
Na tentativa de selecionar alguns álbuns recém-lançados fora do núcleo duro da música improvisada, ficam algumas sugestões de trabalhos de gente variada (Canadá, Inglaterra, Argentina, Itália) menos conhecida por essas bandas (exceção ao Mazurek), mas que valem ser ouvidos com o mesmo apetite que costumamos direcionar aos ícones maiores dos sons livres.
“Stellar Pulsations”
Rob Mazurek / Pulsar Quartet
*Delmark
Mais fresco projeto do múltiplo Rob Mazurek, o Pulsar Quartet apresentou
este seu trabalho de estreia no mês passado no Sesc Belenzinho. Em meio a
vértices vários – improvisação, free jazz, pós-rock – o quarteto cria um disco
concentrado, de fina construção, destilando um jazz atual e moderno. Texturas
envolventes, intensidade rítmica e liberdade embalam o instigante quarteto, que
traz junto ao cornetista de Chicago o baixo de Matt Lux, o piano de Angelica
Sanchez e a bateria de John Herndon.
“Languages”
Colin Webster
*Gaffer Records
O saxofonista britânico Colin Webster, nome da nova geração, tem
explorado vias de altíssima intensidade, especialmente ao sax barítono. Não
satisfeito com os fulminantes duos que tem conduzido com o percussionista Mark
Holub (que gerou há pouco o disco “The Claw”), Webster se juntou ao guitarrista Sheik
Anorak para este “Languages”, gravado ao vivo no Vortex. A enérgica “Il fait
chaud...” abre o disco e dá o tom que sustenta o trio. Mais? Ouça 'Languages' todo aqui.
“Shores and Ditches”
François Carrier
*FMR
Talvez o mais lírico dos saxofonistas da free music atual, o canadense François
Carrier retorna com seu fiel parceiro Michel Lambert (bateria) neste novo
registro. Partindo do duo sax alto/bateria, Carrier incrementa algumas das
faixas com convidados, como Daniel Thompson (guitarra), Neil Metcalfe (flauta)
e Guillaume Viltard (baixo). Mas são os duos (“Caldera”, “Lava” e “Shores and Ditches”)
que sustentam o núcleo do trabalho.
“Caos Musique Live”
Angelo Olivieri
*Terre Sommerse
O trompetista italiano Angelo Olivieri se reúne com seu quarteto Caos
Musique (Vincent Courtois, cello; Marco Ariano, bateria; Antonio Pulli,
eletrônicos) nesta gravação ao vivo na Casa del Jazz, em Roma. Bem além das
fronteiras do jazz, investigando processos da improvisação livre mas sem
desembocar em trilhas abstratas, o quarteto cria ambientações com pontos vibrantes,
sempre com o lirismo do trompete em evidência. O violoncelo e os meios
eletrônicos exalam curiosas texturas e pontilhismos.
“300”
Norris Trio
*Enonane Records
Belíssimo exemplar da cena argentina contemporânea. Enrique Norris
(corneta/piano) apresenta onze temas seus acompanhado de bateria (Pablo Díaz) e
baixo (Cristian Bortoli) . Entre uma veia jazzística mais explícita (bem
representada no tema “Brillo Nuclear”) e impacto free de maior energia
(destaque para “P.M.”), o álbum (em versão digital aqui) é um bom cartão de
visitas a quem não foi apresentado ao veterano Norris.