Resistencia Chaco: instrumental argentino em alta voltagem


Duas das vozes mais ativas da cena jazzística argentina contemporânea, os saxofonistas Ada Rave e Pablo Puntoriero, se uniram ao baterista Augusto Urbini para desenvolver o intenso projeto instrumental Resistencia Chaco. Tendo começado como quarteto, o grupo assumiu seu formato final em 2010: dois saxes, bateria, guitarra e baixo. Ainda naquele ano, gravaram seu álbum de estreia, “Una Puerta Roja en algún lugar de La República Checa”, que agora sai em edição digital pelo netlabel de Chicago Pan y Rosas.

Resistencia Chaco é um projeto idealizado pelo baterista Augusto Urbini, que enumera suas inspirações: “La música esta influenciada fundamentalmente por el metal experimental, el noise, por Fernando Pessoa y por la teoría perturbacional”.



Apesar da expectativa que a descrição gera, o som do quinteto não se revela tão cruamente agressivo como primeiramente pode parecer: as músicas são construídas com cuidado, com riffs e melodias intensos, mas não hermeticamente duros e perturbadores. Rave e Puntoriero trazem à intensão rocker de Urbini uma coloração distinta, uma roupagem marcada por ecos de outros processos acústicos (ouçam Gato Negro, centrada nos saxes, para comprovar isso), o que ajuda a levar a sonoridade da banda a um campo mais aberto, tanto que não seria certeiro catalogá-los simplesmente na seara do rock instrumental. Aos que conhecem o jazz, o free e o mesmo o rock argentino, Resistencia Chaco revelará mais uma faceta da vital cena musical dos hermanos.




*Ada Rave: sax (tenor)
*Pablo Puntoriero: sax (barítono)
*Mu Sánchez: guitarra
*Franco Fontanarrosa: bass
*Augusto Urbini: drums.
(-sergio alvarez: guitarra en infantodemonio)