O Die Like a Dog foi não apenas um dos pontos nevrálgicos da free music
na década de 1990, mas também um marco crucial no percurso de Peter Brötzmann. O
quarteto, que reunia os geniais William Parker (baixo), Hamid Drake (bateria) e
Toshinori Kondo (trompete/eletrônicos), deixou como legado quatro álbuns – um quinto
título, “From Valley to Valley”, foi editado, mas com Roy Campbell Jr. no lugar
de Kondo.
O nome do quarteto é uma homenagem/referência ao saxofonista Albert
Ayler (1934-1970), como é explicitado no título do registro de estreia do grupo:
“Die Like a Dog: fragments of music, life and death of Albert Ayler".
Gravado ao vivo no Townhall Charlottenburg, em Berlim, no dia 19 de agosto de
1993, esse álbum marcou o início de uma brilhante associação que se estenderia
até o final daquela década.
O Die Like a Dog soa como uma versão ultra-moderna do pioneiro quarteto
de free jazz de Ornette Coleman e Don Cherry, também este assentado em sax-trompete-baixo-bateria.
O Die Like a Dog é um daqueles grupos de alta densidade polifônica, para a qual
cada um de seus integrantes representa papel similarmente fundamental – eliminar qualquer um deles significaria desestruturar
a organicidade basilar.
As texturas bordadas pelo trompete eletrificado de Kondo (que explorou
como ninguém esse tipo de possibilidade) estabelecem um intrincado tecido no qual
o sopro de Brötzmann adentra, ora se chocando, ora se amalgamando, em um
percurso marcado por um diálogo fragmentário distendido por um feérico processo
de ataque-resposta, que não se torna esquizofrênico em certos momentos devido à
condução rítmica irretocável de Parker e Drake.
O Die Like a Dog foi um grupo de palco, onde sua música se desenvolvia
sem amarras de qualquer tipo. Não à toa, nunca entraram em estúdio. Seus outros
rebentos foram “Little Birds Have Fast Hearts”, vol. 1 e 2 (1997), e “Ayoama Crows” (1999), todos “ao vivo”. Os discos, que passaram um período esgotados,
foram reunidos em 2007 no box “Die Like a Dog: the complete FMP Recordins”.
Brötzmann trabalhou em vários outros contextos com seus parceiros de
Die Like a Dog após o fim do quarteto. Recentemente, o saxofonista e Kondo voltaram
a se juntar em um novo quarteto, “Hairy Bones”, que, em alguns aspectos, remete
ao saudoso Die Like a Dog. Em 2010, uma inédita gravação oficial do grupo, “Close Up”, datada de agosto de 94, chegou ao mercado para refrescar os ouvidos dos
admiradores do fantástico quarteto...