Peter Brötzmann: o mais aguardado retorno?

A primeira vez em que mestre Peter Brötzmann pisou nas redondezas foi em 4 de junho de 2008, em uma fria noite de quarta-feira. Mesmo com tímida divulgação naquele momento, o teatro do Sesc Vila Mariana recebeu muita gente para ver o lendário (adjetivo aplicado sem nenhuma restrição neste caso) saxofonista e seu fantástico trio Full Blast. Mas também houve entusiastas do músico alemão que perderam a oportunidade de encontrá-lo, por não terem sabido do evento, por trabalharem até tarde durante a semana ou qualquer outro empecilho.

Passados quatro anos, Brötzmann retorna, com um outro trio, para três apresentações na cidade no mês de julho organizadas pela Arte Rumo. Como a informação está aí, bem antes do evento, difícil ser (negativamente) surpreendido e desperdiçar a chance de ver um pedaço vital da história da free improvisation ao vivo.


(Peter Brötzmann, John Edwards, Steve Noble @ Cafe Oto 28.3.12)


O saxofonista alemão vem acompanhado dos britânicos John Edwards (baixo)e Steve Noble (bateria, que antes toca neste sábado, no mesmo Sesc, com Alex Ward. Logo mais voltamos a falar disso). Esse trio tocou junto pela primeira vez em janeiro de 2010, no Café Oto, em Londres. A apresentação foi registrada e saiu há pouco em vinil, sob o título “... The Worse the Better” (confiram extrato abaixo).
Pode não parecer muito, mas foram longos os quatro anos de espera para rever Brötzmann. Especialmente por ser um músico tão múltiplo, com tantos projetos paralelos e criações tão diversas, as oportunidades para se encontrar novamente com Brötzmann não devem ser desperdiçadas.    




"PETER BRÖTZMANN Trio"
*Quando: Julho. Dias 27 e 28, às 21h; dia 29, às 19h
*Onde: Sesc Belezinho (SP)
*Quanto: a divulgar