FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

ESP-Disk: um capítulo fundamental na história da free music








 “Always in Trouble: an oral history of ESP-Disk, the most outrageous record label in America

*Autor: Jason Weiss
*304 págs.
*Editora: Wesleyan University Press (EUA, 2012)



Sonny Simmons, John Tchicai, Gary Peacock, Milford Graves, Sunny Murray, Marion Brown, Alan Silva, Giuseppi Logan, Burton Greene, Sirone, Sunny Murray: esses foram alguns dos entrevistados que Jason Weiss ouviu para contar a história do selo ESP-Disk. O resultado pode agora ser conferido neste livro editado pela Wesleyan University Press. Um testemunho fundamental para os interessados na história da música radical feita a partir dos anos 1960.


"Foram dez anos de atividade e 125 álbuns editados. O suficiente para que o selo independente ESP-Disk se tornasse um ícone do jazz avant-garde. Mas o prestígio entre críticos e aficionados, aliado a um catálogo que contava com nomes como Sun Ra, Ornette Coleman e Patty Waters, não foi suficiente para evitar que seu dono, Bernard Stollman, jogasse a toalha em 1974, sufocado por vendas inexpressivas, perda de artistas para a concorrência e até pirataria. Quatro décadas depois de o ESP-Disk estabelecer seu legado, o jornalista Jason Weiss decidiu revisitar sua história, apresentada agora em “Always in Trouble: An Oral History of ESP-Disk”. A trajetória da gravadora teve início em uma tarde de julho de 1964, quando Stollman, um advogado sem experiência na área musical, levou o saxofonista Albert Ayler (1934-1970) a um estúdio para captar o que seria o primeiro registro da ESP-Disk ("Spiritual Unity"), futuramente idolatrado como um dos clássicos do free jazz (...)."

(trecho de resenha minha publicada no jornal Valor Econômico. Continue lendo aqui)