Março incendiado: John Zorn (II)

PainKiller. Live, 1993.
(Poucas são as imagens do PainKiller com sua formação clássica em ação. No concerto (trecho) abaixo, Zorn, Harris e Laswell estão em foco fantástico, ofertando momentos de intensidade ímpar; relevem a qualidade pobre de som e imagem: registro histórico)




Os nomes de John Zorn e Napalm Death se cruzaram antes na estrada, mas faltava um registro de colaboração entre ambos. Para surpresa de muitos, dado o atual escopo sonoro do saxofonista, a esperada parceria brotou há pouco, está no novo álbum do Napalm Death, “Utilitarian”, que acaba de sair. Zorn adiciona seu sax alto à faixa Everyday Pox.

Houve outras oportunidades em que a banda-símbolo do grindcore e o avant-screamer saxofonista se cruzaram em álbuns. Mas se tratavam de coletâneas ou promos em que trabalhos de ambos estavam presentes. Em 1990, uma edição ampliada da clássica coletânea “Grind Crusher” trouxe, junto a bandas como Carcass, Unseen Terror, Entombed e ND, uma faixa do Naked City, projeto de Zorn que teve seu período vital entre 89 e 92.
Ainda em 1990, Napalm Death e Zorn/Naked City protagonizariam outro encontro. O zine “The Catalogue” trouxe em sua edição de setembro um ‘flexi single’, com pouco mais de 6 minutos e três faixas dos caras. Sabe-se lá se os fãs do ND se interessaram pelos ataques do saxofonista. Ao menos a gravadora tentou forçar tal aproximação...


A1.Osaka Bondage (Zorn) - 1:18 A2. Malicious Intent (Napalm Death) - 3:26
A3. Sahngkuan Ling-Feng (Zorn) - 1:19

Release date: September, 1990.