FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

domingo, 4 de dezembro de 2011

O ano ainda não acabou: Sabu Toyozumi (II)




A vinda do percussionista holandês Han Bennink há exato 1 ano causou bem maior alvoroço entre os interessados em música livre do que a chegada ao país do japonês Sabu Toyozumi –basta uma rápida busca na net para comprovar isso. Mesmo ambos tendo relevância similarmente ampla na free music, o trabalho de Sabu, ao que parece, goza de muito menor prestígio e repercussão por aqui. Esperamos que sua passagem por SP ajude a alterar um pouco essa percepção... O músico japonês irá realizar duas apresentações, uma em duo com o percussionista brasileiro Antonio Panda Gianfratti (dia 7, CCSP) e outra com um amplo grupo de convidados (dia 9, Serralheria). Para os músicos e interessados de plantão, haverá também workshop com ele no CCSP. Quem já conhece a obra de Sabu, sei que não perderá; quem ainda não foi apresentado ao instrumentista, está aí uma bela chance.

Yoshisaburo “Sabu” Toyozumi se estabeleceu na cena free improv ainda nos anos 1970; nas décadas seguintes, tocou com muitos dos maiores nomes da free music mundial e apareceu em algumas dezenas de álbuns. Seus encontros com Peter Brotzmann estão entre os momentos de força de sua jornada. No mês passado, os dois tocaram juntos na Áustria, ao lado do vibrafonista americano Jason Adasiewicz que, por sua vez, já esteve neste ano no Brasil acompanhando Rob Mazurek.

Dois momentos de interesse de Toyozumi ao lado de Brotzmann foram registrados nos anos 1980. Após o duo de 82, percussionista e saxofonista voltaram a ‘duelar’ em 87. Nesse novo embate, um convidado estelar: Derek Bailey. A reunião dos três foi celebrada com um cultuado álbum que, apesar de não ter uma qualidade de gravação primorosa, fica como testemunho único de um concerto incrível realizado no Japão. Os mais de 70 minutos de música estão divididos em três partes. A primeira repete o duo de 82 e poderia ser um perfeitamente harmônico apêndice ou bônus daquele registro. Depois, entra em cena o guitarrista britânico para 22 extravagantes minutos solísticos. O disco encerra com o esperado encontro dos três instrumentistas, no qual podemos apreciar a enérgica expressividade desses geniais artistas. Não me lembro de nenhuma outra gravação com Sabu, Brotz e Bailey juntos... ou seja, sem exageros considerar este como um concerto histórico.    

"Live in Japan, 1987"

1. PB + YT (21.45)
2. DB (22.25)
3. DB + PB + YT (27.29)

*Peter Brötzmann: tenor saxophone, alto, tarogato
*Derek Bailey: guitar
*Yoshisaburo ‘Sabu’ Toyozumi: drums, percussion.

Recorded live in Aix-en-provence, Okayama, Japan, on 16 November 1987.

-----------------------
*photo by Yumi Mochizuki