FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ada Rave apresenta seu novo trabalho

Ontem fui surpreendido com uma mensagem que Keith Helt, do netlabel Pan y Rosas, de Chicago, me enviou. Keith avisava que havia acabado de lançar o mais recente trabalho da saxofonista argentina Ada Rave, “La Continuidad”. Pelo que Ada havia dito anteriormente, esperava que o disco aparecesse apenas lá para o final do ano: mas já está no ar para ser apreciado por todos interessados na música atual que tem sido realizada na Argentina. Acompanhada de seu quarteto, Ada exibe-se como compositora e improvisadora, mostrando a beleza e maturidade de seu trabalho por meio de 10 faixas de pegada ampla, que dão pistas de suas (p)referências e pontos de interesse artísticos.

O grupo comandado pela saxofonista começou como trio em 2009, adicionando a guitarra de Wenchi Lazo (coautor do interessantíssimo álbum “Cacerola”, com o cornetista Enrique Norris) no ano seguinte. Este disco de estreia foi gravado em junho passado. À abertura em marcado modo free jazzístico (“Tomatelo con Soda”), La Continuidad destila sequencialmente faixas com perfis variados, onde temos: o toque mais abstrato de “El modo y la ética braxtono”; a introspecção de delicada fatura de “No te olvides de las cosas sencillas”; o sabor bopiano de “Baila com Monk”; além de uma releitura do clássico “Out to Lunch”, de Eric Dolphy. No final, estampa-se um painel coerente, coeso e bem desenhado, saboroso em sua proposta e realização, que mostra que a música de Ada Rave está pronta para se espalhar por aí, bem além das fronteiras argentinas...
(Ps: está na hora de alguém convidá-la para estrear em solo brasileiro!)


*Ada Rave: tenor, alto, soprano
*Wenchi Lazo: guitar
*Martín de Lassaletta: bass
*Martín López Grandes: drums

Recorded at ION Studio, Buenos Aires, 2 june 2011.