Sexta: Otis Trio 5 no palco do Sesc

O Otis Trio desembarca sexta-feira no palco do Sesc Vila Mariana. Formado no ABC paulista em 2007, o Otis já passou pelos principais picos em que rola o instrumental na cidade: Syndikat, Serralheria, Berlin, Bar B, Tapas Club, Sapataria, The Orleans...
Agora é a vez do trio mostrar o que faz em um espaço que já recebeu as bênçãos de Peter Brotzmann, Roscoe Mitchell e Ivo Perelman.

O Otis Trio é: Luiz Galvão (guitarra), João Ciriaco (baixo) e Flávio Lazzarin (bateria). Costumeiramente, recebe a adição de André Calixto (saxes), Daniel Gralha (trompete) e Beto Montag (vibrafone), conjunta ou alternadamente.
No próxima dia 30, o cardápio será Otis Trio 5, com as participações de Montag e Calixto. Foi com essa formação que o grupo ofereceu um incrível concerto no Festival Expresso Jazz, em maio. Para quem gosta de sons mais ariscos, a presença de Calixto merece atenção: o reedman de Santo André (centrado em tenor e soprano, também gosta de testar outros ventos, como flauta e clarinete) costuma incendiar as apresentações com solos explosivos (pulmão no limite!). Calixto é o parceiro de Lazzarin no desconcertante duo FLAC. Quem já ouviu, sabe o que vem por aí.

O som do Otis é arquitetado lidando com referências jazzísticas amplas –vários ‘bops’ (be-hard-free) contemplados em meio a muita improvisação–, que amparam um repertório estruturado apenas por composições próprias. Deste cardápio, já emanam alguns clássicos, como ‘Sophisticated Junkie’, ‘Tempestade Tropical’ e ‘Azuma’. O guitarrista Luiz Galvão já declarou ao Free Form:
Nós curtimos todas as tendências do jazz, do clássico ao contemporâneo, e o reflexo dessas influências em nossa música acaba sendo inevitável.”


Ps: o pessoal do Otis cedeu com exclusividade esse EP (abaixo), gravado ao vivo, para os leitores do Free Form desfrutarem:

Otis Trio 4 – Live

1- Tempestade Tropical
2- Quarta-feira santa
3- Bass Suite*
4- Status e Conveniência
5- Azuma

Otis 

*Luiz Galvão: guitarra
*João Ciriaco: contrabaixo
*Flávio Lazzarin: bateria
*Beto Montag: vibrafone

*em trio

Gravado ao vivo em maio de 2010. São Paulo/Brasil.

---------------------------------------------------------------------
OTIS TRIO 5”

Quando: 30/9 (sexta); às 20h30
Onde: Sesc Vila Mariana
Quanto: R$ 12 (inteira)