'SOL 6': datas e locais confirmados

A Desmonta oficializou: datas e locais para as apresentações do SOL 6 estão definidos. Para quem vive fora de SP, o legal é que passarão também por Minas Gerais. Para quem toca, um detalhe relevante: haverá, além dos shows, oficinas ministradas pelos músicos.

O baixista Luc Ex e o pianista Veryan Weston, que encabeçam o sexteto, já estão ficando mais conhecidos pelo público local atento à cena free; ambos estiveram no país em 2010 e 2009, em diferentes contextos. Luc Ex tocou com Ken Vandermark em dezembro passado; Weston se apresentou com Trevor Watts um pouco antes, em setembro; no ano anterior, os dois haviam estado no CCSP, com o Speeq de Phil Minton.

O SOL 6 é um projeto bem fresco, nascido em 2008 pelas mãos de Luc e Veryan. Lidando com material composto pelos dois líderes e muita improvisação, o SOL 6 também passeia por temas e sons de músicos de campo distinto, como Charles Ives e Eric Satie, opção que enfatiza, em muitas passagens, o colorido camerístico do grupo. A voz é outro recurso explorado pelo conjunto, com a maioria dos instrumentistas arriscando-se em vocais pontuais. As referências amplas fazem com que, em meio ao trabalho desenvolvido, possam ser pincelados pelos ouvintes traços de jazz, cabaret, punk e free improvisation, tudo harmonicamente construído e lapidado.

Uma versão mais ampla, o SOL 12 (vídeo abaixo), surgiu em 2009, mantendo o processo original, mas adicionando novos instrumentos –dentre esses, o trombone de Johannes Bauer e a guitarra de Hasse Poulsen.


**SOL 6 no Brasil**

*Luc Ex: baixo
*Veryan Weston: piano, voz
*Ingrid Laubrock: saxofone
*Hannah Marshall: violoncelo, voz
*Mandy Drummond: viola, voz
*Serigne C M Gueye: bateria, percussão

Datas
*Quando: 16/9
*Onde: Pouso Alegre, Minas Gerais (Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira) (oficina + show)

*Quando: 18/9
*Onde: CCSP (show)

*Quando: 19/9
*Onde: Faculdade Santa Marcelina/SP (oficina + show)

*Quando: 21/9
*Onde: CCSP (oficina)