Para quem perdeu o Jazz em Agosto ontem...


Na noite de ontem subiu ao palco do lisboeta Jazz em Agosto o quarteto Lean Left. Também apresentado como “The Ex Guitars Meet Nilssen-Love/Vandermark Duo”, o projeto marca o encontro do free americano e europeu com o rock. O 'Lean Left' surgiu em 2008 quando os guitarristas Andy Moor e Terrie Ex, da clássica banda pós-punk holandesa “The Ex”, se uniram ao sax de Ken Vandermark e às baquetas de Paal Nilssen-Love para uma temporada nos palcos europeus. A turnê de 2008 deu origem a dois álbuns: “Vol. 1” (2010) e Vol. 2 (2011), captados em Amsterdã.

Este bootleg vem da mesma turnê de 2008, mas se deu na cidade de Barcelona. A apresentação começa com discrição, concentrada nas divagantes guitarras de Andy e Terrie, que montam o clima abrindo os ouvidos para a entrada incandescente do tema seguinte, conduzido por Vandermark e Paal. O que fica comprovado é que o duo de sax e bateria do americano e do norueguês está cada vez mais afiado. Aos que foram anteriormente apresentados aos fortes registros que a dupla já fez, como Dual Pleasure (2002) e Milwaukee Volume (2010), esses outros encontros apenas reafirmam a impressão consolidada da relevância de seus nomes para a cena atual. Após a longa introdução de sax e batera da segunda faixa, as guitarras surgem, lá pelos 11 minutos (a extensa improvisação supera os 36 min.), para elevar o tom e a energia. É um processo que se desenvolve sem pressa e, no bom sentido, sem rumo exato. Cada músico sente quando solicitado ou não, podendo calar-se ou passando apenas a balbuciar se necesário, sem manter uma necessidade eufórica de segurar a tensão no pico da força de ponta a ponta. Mas não nos enganemos: tal pico enérgico é mantido na proporção exata, pontuando brechas de respiro para os tímpanos sem deixar a temperatura se dissolver. Esse é um encontro bastante diferente do projeto “The Ex & Brass Unbound”, pois aqui não se tratam de canções escancaradas em releituras de espaços free; a improvisação livre e a experiência puramente instrumental é a forma que molda o esquema. Não à toa, os registros que existem do Lean Left até o momento são todos retirados de apresentações ao vivo.

O quarteto fará uma longa turnê no mês de setembro pela Europa, com passagens por Holanda, Bélgica, Inglaterra, Polônia, Noruega, Finlândia, Áustria e Eslovênia. Quem por acaso estiver perdido no próximo mês em alguma dessas paradas, não deveria desperdiçar a oportunidade de vê-los em ação.

"Lean Left"

*Ken Vandermark: tenor sax, clarinet
*Paal Nilssen-Love: drums
*Terrie Ex: electric guitar
*Andy Moor: electric guitar

LL 

1) 11:01
2) 36:35
3) 7:37
4) 6:04

Live recorded at the Sala Apolo, Barcelona (Spain), 17nd of march 2008.