Lisboa abriga o melhor do free nos próximos dias

Enquanto escrevo estas linhas, a saxofonista alemã Ingrid Laubrock, ao lado da guitarrista Mary Halvorson, se prepara para subir ao palco do Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (Portugal). O local sedia o fantástico festival Jazz em Agosto. A 28ª edição do evento teve inicío na noite de ontem, com a apresentação do gênio Cecil Taylor.

Começando timidamente em 1984, focado em artistas locais, o Jazz em Agosto pode ser considerado hoje com tranqüilidade um dos eventos centrais da música livre atual. Basta ver quem completa o line up desta sua 28ª edição para entender a afirmação: após Cecil Taylor e Ingrid Laubrock/Mary Halvorson, seguem Peter Brotzmann (Hairy Bones); Ken Vandermark/Nilssen-Love Duo (com The-Ex Guitars); Wadada Leo Smith; Mats Gustafsson (Fire!); Humanization 4TET; e Darius Jones (Littlle Women), tudo isso concentrado em poucos dias, entre 5 e 14 deste mês.

O palco central do evento é montado em meio a um parque repleto de árvores e, conta-se, é possível ouvir, enquanto os músicos estão em ação, a algazarra dos patos que habitam um lago que rodeia o museu da Fundação .
Além dos concertos, o público poderá assistir sessões de cinema, que contarão com os filmes: “Cecil Taylor: All The Notes”, “Black February: a film about Butch Morris”, “Play Your Own Thing/A Story of Jazz In Europe” e “Femmes Du Jazz/Women In Jazz”.