Andanças e devaneios de Thurston Moore (V)

Em 2001, a revista 'Index Magazine' realizou um encontro-entrevista com Thurston Moore e Susie Ibarra. Conversa solta, leve, cheia de pontos de interesse, com Moore dominando o papel de entrevistador e Ibarra falando sobre sua jornada musical. A percussionista norte-americana, descendente de família filipina, que passou três anos estudando com o mito Milford Graves, revela estar aberta a todos os tipos de sons, que não se considera mais propriamente uma instrumentista de jazz e fala da multiplicidade de projetos com os quais vinha se envolvendo.


Não há registros oficiais de Moore e Ibarra juntos, apesar de serem amigos e terem participado de diversas gigs desde o final dos anos 1990. Foi exatamente nessa década que Ibarra, nascida em 1970 na California, passou a ser mais conhecida e respeitada na cena, após se juntar ao David S. Ware Quartet (96-98) e receber prêmios de “best drummer” e “revelation” de respeitadas publicações como “The Village Voice”, “Down Beat”, “Jazziz Magazine” e “The Wire”.

Com Milford Graves, Ibarra ampliou seu toque para horizontes mais extensos que o simples kit-base da bateria. Além disso, trabalhou com música tradicional filipina, estendendo suas investidas por instrumentos percussivos de metal e gongos variados. Refinada e corpórea percussionista, Ibarra destila ao lado de Moore um diálogo íntimo e compacto, criando o clima ideal para que o guitarrista não tenha de extrair apenas intrincadas explosões ruidosas das cordas. Mais um encontro exuberante que, inexplicavelmente, nunca recebeu uma edição à altura que merece...   

duo 

1. Improvisation I (10:02)
2. Improvisation II (18:52)
3. Improvisation III (13:49)
4. Improvisation IV (15:31)
 
*Thurston Moore: guitar
*Susie Ibarra: drums, percussion

Recorded live November 13, 1999 at the Tonic, New York.