Sons que vêm da Coreia - II

Kang Tae Hwan (1944) é o nome mais difundido e destacado da free music sul-coreana. Tendo tocado e gravado com figuras relevantes da improvisação livre (Evan Parker, Wadada Leo Smith, Carlos Zíngaro), o saxofonista está em atividade desde meados da década de 1970, quando criou um cultuado trio de tempero free-jazzístico –pioneiro no gênero em seu país.

Centrado no sax alto, Tae Hwan é dono de uma musicalidade árida e cíclica, pontuada por vazios e silêncios. Dentro de uma esfera minimalista, de som mínimo, o músico lida com uma delicada tessitura, sem espasmos virtuosísticos. Tocando costumeiramente sentado e de olhos fechados, o saxofonista acabou por fomentar a aura contemplativa que ronda sua sonoridade e seu fazer artístico –mas trata-se de uma contemplação com faíscas, nada de oca paz new age. Apesar de reconhecido nos maiores centros da free music, não é fácil ter acesso a seu trabalho, ainda muito pouco distribuído no ocidente (é mais simples encontrar vídeos seus no youtube do que adquirir um de seus álbuns).

Grande parte da criação de Tae Hwan tem sido realizado com pequenas formações (solo, duos, trios), que melhor respondem à atmosfera sonora que o envolve. O encontro com a cantora Sainkho Namtchylak foi uma de suas paradas na década de 1990. Sainkho nasceu na pequena República de Tuva, em 1957, quando essa ainda pertencia à extinta URSS. Tendo realizado seus estudos universitários em Moscou, fez parte da “Moscow State Orchestra”, antes de começar a trabalhar com grupos de jazz e avant-garde. Muitas vezes comparada à Diamanda Galás, Sainkho tem desenvolvido uma viva trajetória no cenário free. Uma de suas mais conhecidas gravações é o disco “Mars Song”, feito em parceria com Evan Parker. A vocalista também já gravou com Peter Kowald, Butch Morris e Mark Dresser.

O encontro dos dois músicos ocorreu em 1993 e reservou alternâncias entre duos e solos. Os duos são muito inspirados, com os dois em elevada sintonia. Quem aparece mais é o saxofonista (sua faixa solo dura 25 minutos, enquanto a de Sainkho se estende por apenas pouco mais de dois minutos), sendo que o disco é uma rica oportunidade para apreciar (ou descobrir) seu trabalho.







1.Improvisation 1 (duo)
2. Improvisation 2 (solo/voice)
3. Improvisation 3 (duo)
4. Improvisation 4 (solo/sax)
5. Improvisation 5 (duo)


*Kang Tae Hwan: alto saxophone
*Sainkho Namtchylak: voice


Recorded live at Weather Report, Matsue, Shimane-kenn, on 28th November, 1993.