FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

domingo, 24 de abril de 2011

“Phalanx”: in memoriam

O Phalanx foi um quarteto formado em meados da década de 1980, tendo se extinguido após a morte de um de seus mentores, o saxofonista George Adams (1940-1992). Junto a ele, estavam na empreitada dois nomes dos tempos primeiros do free jazz, também já falecidos: o baterista Rashied Ali (1935-2009) e o baixista Norris ‘Sirone’ Jones (1940-2009). O quarto elemento era o guitarrista James ‘Blood’ Ulmer –o único sobrevivente.

Com a formação com que ficou conhecido, o Phalanx soltou dois álbuns oficiais, “Original” (1987) e “In Touch” (1988). Há ainda “Got Something Good for You” (1985), mas esse apenas com a participação de Adams (foto) e Ulmer. Pertencente a uma linhagem free jazzística, mas sem ser ‘inaudível’ para os menos afeitos a esse campo sonoro, o 'Phalanx' surgiu em um período obscuro para os músicos mais livres, antes do fortalecimento da free music vivenciado a partir da virada dos anos 80/90. O próprio Rashied Ali andava meio encostado antes do quarteto entrar em ação.


O som do grupo não deve surpreender quem conhece os músicos. De um lado, Sirone e Rashied são mitos do free jazz primeiro. De outro, há 'Blood' Ulmer, que teve parcerias com free jazzistas (Ornette Coleman, David Murray) e muito bebeu em blues e rock. E Adams, que não é um saxofonista de marca caracteristicamente energética e explosiva. Tendo chegado em Nova York em 1968, no auge do free, Adams acabou por se aliar naquele momento a músicos como Roy Haynes e Gil Evans. Importante em seu percurso foi a associação com Charles Mingus, em meados dos anos 70, além dos grupos que formou com Don Pullen e Dannie Richmond. É desses rumos variados que emerge o Phalanx.






1. Keeping Still   (7:20)
2. Line In Line Out   (9:00)
3. Illusion Of Reality   (11:05)
4. Spanish Endeavors  (6:55)
5. Look And See   (7:00)
6. Involution Evolution  (11:35)


*George Adams: tenor, soprano, flute
*James ‘Blood’ Ulmer: guitar, flute
*Sirone: bass
*Rashied Ali: drums
 
Recorded 27, 29 February 1988 at A&R Recording, NYC.