FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Após as palavras, um pouco de som…

Talvez o projeto mais interessante e intenso de Mats Gustafsson seja mesmo o trio The Thing. Foi em 2000 que o trio surgiu em disco (homônimo) e mostrou a que vinha. Além de Gustafsson, completam o grupo o requisitado baterista norueguês Paal Nilssen-Love e o baixista Ingebrigt Haker Flaten.

O nome do grupo é uma homenagem a Don Cherry (que gravou o tema ‘The Thing’ no álbum "Where is Brooklyn?", de 1969). O álbum de estreia trouxe revisitações para quatro temas do trompetista, como ‘Awake Nu’ e ‘Cherryco’. Mas o trio acabaria por ficar mais ligado às releituras que proporia para temas quentes do rock do que à memória de Don Cherry. Quem já ouviu a desesperada versão de ‘To Bring You My Love’, da PJ Harvey, sabe do que se trata.


Importante frisar que o "The Thing" não é um grupo dedicado a releituras. Apesar de elas pipocarem em discos diversos, a função e meta do trio é mais ampla. Nessa década de trajetória, o ‘The Thing’ já recebeu convidados ilustres (Joe McPhee, Ken Vandermark, Otomo Yoshihide) e gestou cerca de 10 álbuns. Música viva e intensa. The Thing.

Nessa captação ao vivo do trio, realizada em 2007, não há versões de composições alheias, apenas quase 30 minutos de free improv, com oscilações contemplativas intercaladas por momentos incendiários.

1. Improvisation I (29:11)

live 

*Mats Gustafsson: reeds
*Ingebrigt Haker Flaten: bass
*Paal Nilssen-Love: drums

Recorded live at WNUR Airplay, wednesday, November 28, 2007.