Mais sons: Mats Gus. + T. Moore

Mats Gustafsson encontrou em Thurston Moore provavelmente o seu grande interlocutor na seara rock. Juntos, além das infindáveis vezes em que dividiram os palcos desde os anos 1990, tocam projetos de grande peso, como o “Diskaholics Anonymous Trio” (que traz também Jim O’Rourke) e o “Original Silence” (que conta com Terrie Ex, Massimo Pupilo e Paal Nilssen-Love).


Juntos, Gustafsson e Moore destilam sessões de free improv de elevada intensidade; mas, curiosamente, não há registros oficiais dessa parceria –o que se conhece desses duos vêm de vídeos e bootlegs. Realmente estranho isso, considerando a extensa discografia assinada por ambos. Para os fãs do Moore roqueiro, do veterano líder do Sonic Youth de voz suave, essas investidas não devem agradar de primeira: é preciso mudar o foco e tentar escutar com outros ouvidos. Aqui, trata-se de instrumental livre, improvisativo, sem melodias ou temas para acompanhar: um mergulho em labirintos ruidosos sem fórmula prévia.  

Nessa apresentação realizada em 1999 no clássico bar/clube "The Empty Bottle", localizado em Chicago, dá para entender perfeitamente do que estamos falando. A captação é fruto de alguma boa alma da platéia, quase uma hora de som, com qualidade bem razoável.

1. Intro / Improvisation I  (40:15)   
2. Improvisation II   (17:02)

duo 

*Mats Gustafsson: reeds
*Thurston Moore: guitar

Recorded at The Empty Bottle, Chicago, 15 May 1999.