'The Lord of Noise' (que barulho é esse?)

A história do Hijokaidan começa no final da década de 1970, em um bar chamado “Drugstore”, na cidade japonesa de Kyoto. Na época, Jojo Hiroshige trabalhava em duo com o também guitarrista Naoki Zushi em um projeto de free improv. Sob a sombra de grupos como o Fushitsusha e a ‘noise orchestra’ Airway, Jojo passou a interagir com outros músicos (dentre esses, Toshiji Mikawa), fazendo novas parcerias e dando corpo ao que se tornaria o Hijokaidan.

Os primeiros registros do grupo, aparecidos depois em compilações, datam de 1979. Nesses tempos, o Hijokaidan ainda trazia certos elementos de psy-noise-rock e costumava agregar mais instrumentistas ao projeto, como o baterista Oka, o guitarrista Hayashi, a baixista Woo e o saxofonista Kami. Em 82, após aparecer em coletâneas e um EP, o grupo lança o primeiro álbum, “Zouroku No Kibyou”, já com grande força ruidosamente desconstrutora, aliada a resquícios psy-rock –que no futuro desapareceriam. Limitado a 444 cópias, o disco se tornaria uma raridade, sendo reeditado, em CD, apenas cerca de uma década depois.

Esse era um período em que o Hijokaidan fazia de suas apresentações violentas e agressivas performances, comandadas especialmente por um dos membros do grupo (o baterista Oka) e/ou adicionando artistas convidados. Gravações de shows da época, como esse de 1982, ilustram o rumo vivido então.
Em 83, já sem Oka, o Hijokaidan diminuiu a intensidade de suas performances (mas não a de sua sonoridade) e passou a se concentrar no formato que os consagraria, centrado na dupla Jojo e Mikawa. Não muito depois, a vocalista Junko se juntaria a eles. Com seu screeching vocal, Junko ajudou a corporificar as explorações mais impressivas do grupo: cacofonia, dissonância, aleatoriedade, improvisação livre, microfonia, distorção, tempestade de ruídos, ataques ensurdecedores.

Já apelidado de “The lord of noise” e “The king of noise”, o Hijokaidan foi depurando seu som até o final dos anos 80, quando alcançou os ápices de “Romance” e “Modern”, ambos de 1989, que contam com o trio Jojo-Junko-Mikawa. Tendo por base guitarra, eletrônicos e voz, com a inclusão de baixo e/ou bateria em alguns momentos, o grupo se tornou, ao lado de Borbetomagus e Merzbow, uma das principais referências da seara noise. Em anos recentes, destaca-se o disco Both End Noises Burning, de 2007, que traz o tão esperado encontro entre os japoneses e o pessoal do Borbetomagus.

----------------------------------------------
Em 1987, o Hijokaidan soltou o álbum Limited Edition, vinil que trazia quatro faixas captadas em diferentes shows realizados naquele ano. Amparado no trio Jojo-Junko-Mikawa, o álbum mostra o grupo em uma esfera intensamente suja e áspera, já próximo de seus momentos mais significativos. O trabalho abre com “Before the Heat”, registrada no ‘Shinjuku Loft’. O título faz referência à situação de Junko que, adoentada, ardia em febre no momento da gig. O disco traz ainda duas 'covers' bastante particulares: ‘Doko-e’, do grupo alemão Can, e a clássica ‘Purple Haze’, de Jimi Hendrix.












A1 Before the Heat (13:03)
A2 Duo  (6:05)
B1 Doko-e  (16:23)
B2 Purple Haze (3:36)
Live album recorded between August - October 1987

--------------------------------------------
Uma década depois, os japoneses soltaram o incrível Noise From Trading Cards. Nesse ponto, os músicos já haviam atingido seu extremo, com toda ruidosidade possível moldada em esquemas singulares e característicos, sem gratuidade. Não se trata de som sobre som apenas: há uma coerência interna que traz maior organicidade ao trabalho, ao mesmo tempo em que o transforma em uma peça ainda mais intensa, arquitetada em paredes sonoras de complexa descodificação. Anti-lounge por excelência.   












1. What A Nuisance! (27:33)
2. Knocking On Hell's Door (13:54)
3. April 8 1996 San Francisco (10:11)


Released date: 26 sep, 1997.

(all tracks)
*Jojo Hiroshige: guitar [electric], voice
*Toshiji Mikawa: electronics, drums
*Junko: vocals