Encontro de gerações


Se há um veterano do free jazz que tem se envolvido em diversos projetos e parcerias com músicos da nova geração é Joe McPhee. Aos 71 anos, McPhee, que começou a tocar ainda na década de 1960, mantém-se em extrema atividade, compartilhando trabalhos recentes com figuras bem mais jovens, como Paal Nilssen-Love, Mats Gustafsson, Jay Rosen e Jeb Bishop. Um de seus interessantes encontros ocorreu em dezembro de 2010, quando se apresentou na rádio WFMU ao lado da guitarrista Mary Halvorson. 

Na ativa na cena nova-iorquina desde 2002, Mary Halvorson estudou jazz na Wesleyan University, centro acadêmico muito ligado ao nome de Anthony Braxton. E, como era de se esperar, a jovem guitarrista teve a oportunidade de tocar e gravar com mestre Braxton em diferentes oportunidades. Já senhora de um estilo muito pessoal, Mary tem comandado seus próprios projetos. Além dos duos com a violista Jessica Pavone, a guitarrista tem deixado sua marca como líder, como atestam os álbuns “Saturn Sings”, que saiu em 2010 sob a rubrica Mary Halvorson Quintet; e “Dragon’s Head”, do Mary Halvorson Trio, de 2008. Soma-se a seu currículo colaborações com nomes conhecidos da cena free: Assif Tsahar, Tim Berne, Peter Evans, Marc Ribot, Taylor Ho Bynum –apenas para citarmos alguns.

Tendo a livre improvisação como eixo, a guitarrista também tem cuidado de sua faceta de compositora. Seu dedilhado passeia mais pelas trilhas de Derek Bailey e Joe Morris do que de Sonny Sharrock ou Masayuki Takayanagi. Mas, importante frisar: Mary Halvorson soa mesmo é como Mary Halvorson e merece ser descoberta por quem ainda não foi apresentado à jovem. Ao lado de Joe McPhee, nesse encontro inspirado, a guitarrista mostra seu domínio e intimidade com as cordas. Fica a expectativa de repetições da fina parceria no futuro...

1. Track 1 (6:00)
2. Track 2 (3:56)
3. Track 3 (8:31)
4. Interview (10:17)
5. Track 5 (8:10)

duo 

*Mary Halvorson: guitar
*Joe McPhee: reeds

Recorded live at WFMU Radio, Dec. 15, 2010.