Mr. Parker na área: um pouco de som

Com a proximidade da vinda de William Parker, vamos dar uma pausa na série “Um músico, um instrumento” em troca de algum destaque ao baixista (em breve, retornamos o foco para os trabalhos solistas).

A variedade de projetos com os quais William Parker está envolvido é realmente extensa. Nesses rumos, alguns parceiros ressurgem constantemente. Esse é o caso do percussionista Hamid Drake (que quase aportou por aqui) e dos saxofonistas David S. Ware e Rob Brown.
Outra figura constante é o trompetista Roy Campbell, Jr. (1952, Los Angeles).


Parker e Campbell se conheceram em 1978, quando o baixista o apresentou a Jemeel Moondoc, que logo o incorporou a seu grupo “Muntu”. Ainda nos anos 80, Campbell organizou seu “Pyramid Trio”, ao lado de Parker e + um baterista. Esse trio lançou alguns finos álbuns, como “Communion” (95) e “Ethnic Stew and Brew” (2001). Outro documento relevante que une Parker e Campbell é o quarteto “Other Dimensions in Music” –que ainda conta com o saxofonista Daniel Carter.

No ano de 2005, o “Pyramid Trio” (com Andrew Barker nas baquetas) circulou pela Europa; uma das paradas foi a Itália, onde o concerto abaixo foi captado. Nada de líder ou sideman: o espaço de todos é garantido; o diálogo entre o trio é basilar para a construção da música, que se mostra envolvente, swingante, sem ataques ruidosos que desagradam a tantos. Parker está solto e leve, ocupando os espaços sem agressividade, muito em sintonia com o ritmo de Campbell, que está longe de ser um trompetista ácido.
Não sabemos se Parker terá um destaque generoso nas apresentações desse fim de semana, como acontece aqui: por enquanto, aproveitemos as longas exibições de seu toque incrível nesse concerto saboroso.

1. Malcolm Martin & Mandela (18:43)
2. Impressions from Nokojana  (22:05)
3. Song for my Mother  (9:14)


*William Parker: bass, percussion
* Roy Campbell: trumpet, flute, voice
*Andrew Barker: drums

Recorded in Sant’Anna Arresi, Italy, 25/agu/2005.