FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Andanças de Ms. Genta

Ainda centrada na Itália, Virginia Genta tem circulado cada vez mais pela cena free internacional. Suas andanças contabilizam encontros com Paul Flaherty, Famodou Don Moye, Sabu Toyozumi, Makoto Kawabata, Sonny Simmons, Daniel Carter, Sabir Mateen, Raymond Strid, Mats Gustafsson, Andrew Barker. Também já abriu para o Sonic Youth e colaborou em trilha para a cultuada ‘Merce Cunningham Dance Company’. Na estrada desde 2004, a saxofonista de 26 anos tocou em grande parte da Europa – Portugal, Alemanha, França, Finlândia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, República Tcheca, Suécia – e EUA. Por enquanto, Brasil ainda não entrou na agenda –fica a dica para o pessoal que tem apostado em grandes figuras do free para os palcos de CCSP e Sesc...


No verão de 2008, uma das escalas de Ms. Genta foi Portugal. Junto a seu parceiro de ‘Jooklo Duo’, o percussionista David Vanzan, Virginia tocou em Lisboa, Porto e Matosinhos. Entre uma e outra gig, trombou com o baterista americano Chris Corsano. O encontro acabou por gerar fruto: um álbum explosivo, um insano duo sax-bateria, que foi editado em vinil, tiragem limitada de 300 cópias. A espontaneidade e o improviso na captação da gig pode ser sentida nas oscilações da gravação. Porém, diante da vitalidade incrível da música originada, o melhor é não se preocupar com esses deslizes técnicos.    

A1 Some Birds are Free People
B1 Lost Place at Sunset
B2 Slate Explosion

vircors 

*Virginia Genta: reeds, voice
* Chris Corsano: drums

Recorded in Lisbon, summer, 2008.

************************************
Dois anos depois, o ‘Jooklo Duo’ estava em excursão pelos EUA. Durante o mês de abril, tocaram em diferentes pontos de NY (Brooklyn, Albany) e Califórnia (San Francisco, San Diego). No dia 27, já no fim da passagem pelos EUA, foram convidados para tocar ao vivo na rádio WFMU.
Para surpresa de , que programou a sessão, Virginia ligou um dia antes e perguntou se o estúdio contava com piano... E eis que na data marcada surgem David e Virginia acompanhados do pianista John Blum. Nascido em 1968, em NY, Blum tem ficado mais conhecido em anos recentes, especialmente após gravações com Daniel Carter, William Parker, Bill Dixon e Sunny Murray. O encontro do ‘Jooklo Duo’ com Blum foi totalmente improvisado: música intensa que merecia ser editada em CD e conhecida por mais entusiastas do universo free.

1. Stars’ Collisions and Uncreated Cosmos I (31:38)
2. Stars’ Collisions and Uncreated Cosmos II (20:24)



*Virginia Genta: reeds
* David Vanzan: drums
* John Blum: piano

Recorded live at WFMU Radio, April 27, 2010.