FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

sábado, 22 de janeiro de 2011

Um músico, um instrumento (Solo III)

O saxofonista sueco Mats Gustafsson é um dos mais inventivos e prolixos músicos da atualidade. Herdeiro do free nervoso europeu de ‘linhagem brotzmanniana’, Gustafsson tem se reinventado a cada projeto, lidando com variadas formações e dividindo parcerias com Ken Vandermark, Joe McPhee, Barry Guy, Paal Nilssen-Love, Otomo Yoshihide, Thurston Moore e tantos mais.

Manifestações solistas também têm sido contempladas pelo saxofonista. Nessas investidas solitárias, o músico tem visitado uma ampla gama de instrumentos de sopro: saxes tenor, contrabaixo, soprano, barítono, ‘fluteophone’, flauta. Diferente dos monólogos expandidos de Evan Parker e Kaoru Abe, o saxofonista sueco prefere elaborar concentrados estudos de respiração e sopro em suas investigações pessoais. Tais pesquisas solistas renderam há pouco dois interessantes volumes dedicados às obras de Albert Ayler e Duke Ellington.

Em Trees and Truths, de 2002, Gustafsson libera seu sopro travando um diálogo com telas do pintor Hakan Blomkvists.
São seis faixas, editadas em três vinis de 7’’. Da edição limitada de 300 cópias, foram lançadas 5 especiais, autografadas, por 250 euros cada...


*M. Gustafsson: 1 (baritone); 2 (tenor); 3 (tenor and baritone)

Recorded April 4th, 2002, on the Blue Tower Sound System at Ystad Konstmuseum. Mastered at Atlantis Studios, August 19, 2002.


**A limited and numbered edition of 300.