FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

domingo, 16 de janeiro de 2011

Enquanto Kondo estava em Londres...

Toshinori Kondo (1948, Japão) é uma das mais interessantes figuras do free improv japonês. Depois de um começo mais ligado ao bop, ainda no Japão dos anos 60, descobriu a música de Ornette Coleman e adentrou uma nova etapa. Chegada a década de 70, tocou ao lado de Kaoru Abe e Masayuki Takayanagi, se integrando depois às cenas européia e americana, gravando com Derek Bailey, Steve Lacy, Milford Graves, Paul Lovens, Paul Lytton e a Globe Unity Orc.; na década de 90, participaria do fantástico quarteto ‘Die Like a Dog’, liderado por Peter Brotzmann –nesse grupo, exibe suas excitantes experiências com o trompete eletrificado.

No fim dos anos 70, Kondo estava em Londres e iniciou encontros com diferentes músicos locais. Dentre seus parceiros de então, estavam o guitarrista John Russell e o percussionista Roger Turner.
John Russell (1954, Londres) nunca alcançou a fama de seu conterrâneo Derek Bailey, apesar de também ser um improvisador inventivo. Seu trabalho pode ser apreciado em mais de 40 álbuns, tendo tocado com John Butcher, Evan Parker e Phil Minton. O também inglês Roger Turner (1946) é outro menos falado, mas não menos requisitado, músico da cena europeia. O percussionista já acompanhou Lol Coxhill, Mats Gustafsson, Barry Guy e Alan Silva, sendo um constante parceiro de Phil Minton.

Em 1979, os três músicos se reuniram para algumas gigs na Inglaterra. A parada deles na cidade de Luton acabou por ser registrada, gerando o disco “Artless Sky”. Álbum fino de free improv, Artless Sky nunca recebeu reedição digital, sendo mais um daqueles registros quase esquecidos.