Ao lado de Paal Nilssen-Love, Ken Vandermark tem desenvolvido vários projetos além de seus duos: “4 Corners”, “Atomic School Days”, “Fire Room”, “Territory Band”: todos contam com o saxofonista e o baterista.
Desses trabalhos conjuntos, um dos mais bem sucedidos é o FME (Free Music Ensemble). Criado em 2001, o FME conta com alguns discos oficiais – “Underground” (2004), “Cuts” (2005) e “Montage” (2007).
O trio é composto, além de Ken e Paal, pelo baixista Nate McBride.
O nome do grupo, segundo Ken, é uma homenagem dupla, ao grupo free improv dos 60/70 SME (Spontaneous Music Ensemble) e ao selo de free music FMP (Free Music Productions). “Tanto o SME quanto o FMP são associados à cena free improv europeia. Nossa música no FME é abstrata, mas também carrega bases melódicas e groove”, explica o saxofonista.
O FME tem trabalhos, como “Cuts”, mais crus e diretos, intensos. Mas também lidam com divagações mais soltas, com uma liberdade que demanda maior atenção. Nessas duas aparições do FME, em 2002 e 2005, pode-se ouvir e sentir os diferentes rumos que os três instrumentistas manejam: momentos de maior vigor alternados com passagens longas e detalhistas.
1: Track 1 (31:12)
2: Track 2 (22:20)
-Ken Vandermark: reeds
-Nate McBride: bass
-Paal Nilssen-Love: drums
*2: Vasleraas, Suécia, fevereiro de 2002.