Confluência de radicalidades

Quem esteve ontem (ou estará hoje) no CCSP para o “Festival Abaetetuba” teve a oportunidade de apreciar algumas gigs muito intensas. John Edwards, no centro do palco, mostrou suas habilidades no baixo, tanto dedilhado quanto com arco. Como havia dito antes, Edwards tem uma longa estrada e experiências diversas, tendo em sua biografia participações em projetos diversificados, que extrapolam os campos free jazz/free improvisation.

Na década de 90, Edwards foi um dos participantes do incendiário grupo ‘GOD’, que desenvolvia um som embebido em elementos variados, indo do free jazz ao metal. O ‘GOD’ ficaria bem em um festival que contasse com bandas como o “PainKiller” (de John Zorn) ou o “Last Exit” (de Peter Brotzmann). Nos álbuns do ‘GOD’ há participações de nomes da cena free: além de Edwards, o percussionista britânico Eddie Prévost foi figura constante. John Zorn é outro que participou de algumas gravações e gigs.

O líder do ‘GOD’ era Kevin Martin, que se dividia entre sax e vocal. Martin é uma figura fácil na seara rocker mais experimental, tendo tocado com o “Spectrum”, produzido para Caspar Brotzmann, além de conduzir bandas como “Experimental Audio Research”, pela qual desfilaram Kevin Shields (My Blood Valentine) e Pete Kember (Spacemen 3).

O John Edwards visto em ação no CCSP não tem nada de próximo do Edwards de ‘GOD’ –o que não significa que seja menos interessante. Esse grupo é apenas recomendado para quem nunca torceu o nariz para os rompantes do PainKiller.



*John Edwards: Double Bass
*Kevin Martin: Tenor Saxophone, Vocals
*Eddie Prévost: Percussion
*T. Hodgkinson: sax alto
*S. Blake: sax tenor
*D. Cochrane: bass
*R. Smith: guitar
*L. Ciccotelli/ S. Kiehl: drums

1. Fucked (11:11)
2.   Sick Puppy (6:19)
3.   I'll See You In Hell (13:07)
4.   Surf Locomotive (5:40)
5.   Love's An Illness (17:16)

Recorded live at St. Mary's Church, 1991.