Após Cherry, um novo sopro: Dewey

Depois do fim da parceria com Don Cherry, Ornette Coleman teve um outro 'reedman' como colaborador constante: Dewey Redman. Natural da mesma Fort Worth (Texas) em que Ornette cresceu, Dewey demorou ainda mais tempo para despontar no mundo jazzístico que seu conterrâneo. Um ano mais novo que Ornette, Dewey (1931-2006) também era saxofonista, dedicando-se ao tenor. Depois de atuar longamente como freelancer, até meados dos 60, estreou como líder no discreto “Look For The Black Star”, em 66. Não muito tempo depois, entraria para o grupo de Coleman.
 
Dewey e Ornette tocaram juntos por quatro anos (68-72). Eram dois saxes, alto e tenor. Essa é uma fase em que Coleman havia passado a tocar também, mais constantemente, trompete e violino, instrumentos que assumira após seu sabático entre o fim de 62 e meados de 65 –período em que se manteve afastado de palcos e estúdios.

A colaboração entre os dois saxofonistas apareceu primeiramente no fantástico “Love Call”, captado em abril de 68 (quando também foi concebido o “New York is Now!”). Os dois aparecem juntos ainda em “Ornette at 12”, “Crisis”, “Broken Shadows”, “Friends And Neighbors”, “Science Fiction” e alguns mais. Após esse período, Dewey se envolveu em outra parceria, juntando-se ao quarteto de Keith Jarrett, no qual teve participação ativa por boa parte dos 70s (destacadamente no período 73-77).


No fim de 1971, Ornette Coleman embarcou para a Europa com seu quarteto para uma turnê. No mês de novembro daquele ano, Ornette, Dewey, Charlie Haden e Ed Blackwell passaram por países como França, Iugoslávia e Alemanha.
Algumas das apresentações dessa turnê geraram álbuns, oficiais e piratas. No caso dessa gravação, não sei nem a data nem a localização exatas. Fica a certeza de que brotou durante essa passagem pela Europa.

*Ornette Coleman: alto, trumpet, violin
*Dewey Redman: tenor, musette
*Charlie Haden: bass
*Ed Blackwell: drums

1. Whom Do You Work For?
2. Song For Che
3. Street Woman
4. Rock The Clock
5. Written Word

Recorded in European Tour, nov/1971.