O poder das imagens


É claro que não se pode comparar o volume de registros de áudio com os de vídeo realizados e lançados tendo a música de Anthony Braxton como foco. No mundo ideal, cada CD seria acompanhado de um DVD, quer seja com bastidores de criação, quer seja com apresentações em palco/estúdio.

No caso do saxofonista, suas peças mais abstratas, mais distantes de certo complexo free/jazzístico, demandam ainda mais essa ligação som/imagem.

O registro de uma apresentação do quarteto de Braxton no NDR Jazzworkshop (Hamburgo), em 1981, mostra o quanto o campo imagético ajuda na captação, pelo espectador/ouvinte, de detalhes sonoros e diálogos entre os instrumentistas, timbres, cores e gestuais harmônicos.

O quarteto, de curiosa formação _Braxton + Marilyn Crispell (piano) + Ray Anderson (trombone) + Hugh Ragin (trumpet)_, que aparece no show deste DVD é o mesmo que está presente no álbum “Composition 98”. Notem a esquemática disposição dos músicos no palco, que deve ter gerado uma espacialidade muito interessante para quem estava na sala de concerto. Outro detalhe são as partituras, à frente de cada músico.



 ps: a legenda do vídeo, que fala em ‘Berlin 1985’, está equivocada.