Duo desconcertante

Antes do projeto “Company”, Derek Bailey e Anthony Braxton já haviam se reunido, excursionado e gravado em duo. O mais conhecido rebento dessa época é o disco duplo “Duo”, que apresenta dois shows, captados em 29 e 30 de junho de 1974 –o registro recebeu, na década de 90, versão em CD sob o título “First Duo Concert”.
No mesmo período, mais precisamente em 2 de julho de 1974, saxofonista e guitarrista protagonizariam outra apresentação, que foi editada apenas uma vez, em vinil, no ano de 1984. O disco saiu como Royal Volume 1, pelo selo Incus, sob o número 43. Para o “Volume 2”, ficou reservado o número 44: mas esse material jamais foi lançado.

O disco se resume a duas longas improvisações: do lado A encontra-se: “Opening (opening)”, com cerca de 26 minutos. Do lado B, “Opening (closing)”, mais breve, com pouco mais de 16 minutos. Apesar de estar na mesma seara, o traçado sonoro não é um espelho do registro de ‘Company 2’. Sem a participação de Evan Parker, há uma concisão polifônica e timbrística –mas sem que isso represente uma música menos audaciosa. Até mesmo por sua proximidade temporal, Royal Volume 1 pode ser encarado como uma extensão de  “First Duo Concert”.
Beiley aparece em guitarra elétrica, enquanto Braxton se exprime por soprano, alto e clarinete (contrabaixo e B Flat).





RV


Recorded live at the Royal Hotel, Luton, England on July 2, 1974. The second part of the concert was supposed to be available on Incus 44. The catalogue number was allocated but it was never released.