FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Desvendando o universo braxtoniano

A multifacetada e complexa obra de Anthony Braxton já foi tema de vários livros. Para os interessados em desbravar suas trilhas artísticas, essas publicações são de grande relevância. Infelizmente, nada está publicado no Brasil _é bem provável que jamais tenha saído um disco sequer do saxofonista no país, nem em vinil, nem em CD. Pelo menos, nunca me deparei com nada (e olha que já encontrei edições nacionais empoeiradas em vinil de Alice Coltrane, Sunny Murray e Art Ensemble of Chicago).



“Forces In Motion: The Music And Thoughts Of Anthony Braxton”
Autor: Graham Lock
412 pags
Publisher: Da Capo Press (1989)


Talvez o mais antigo trabalho de fôlego sobre a obra braxtoniana realizado, "Forces in Motion: The Music And Thoughts Of Anthony Braxton" foi editado pela primeira vez em 1989. O livro nasceu a partir do acompanhamento, feito pelo autor, de uma turnê de Braxton pela Inglaterra em 85, com o seu quarteto de então (Crispell, Dresser e Hemingway). Entrevistas, críticas dos shows e bastidores formam a coluna vertebral do livro. Para quem ouviu (e se deliciou com) o “Quartet (Santa Cruz)”, as páginas do livro ajudam a iluminar a música que nos é apresentada.






“New Musical Figurations: Anthony Braxton’s Cultural Critique”
Autor: Ronald M. Radano
336 pags
Editora: University Of Chicago Press (1994)


Em uma linha bastante diferente, "New Musical Figurations: Anthony Braxton's Cultural Critique" apresenta um painel de vida e obra do músico, buscando traços em sua formação, nos 60s, para ajudar a explicar o imponente personagem que se tornou. Partindo do cenário do jazz praticado em Chicago nos anos 60, o autor reúne elementos biográficos, estéticos e de crítica cultural para compor seu Braxton. Nesse caldeirão, Radano tenta explicar também as intrincadas teorias musicais e filosóficas do compositor norte-americano.




“The music of Anthony Braxton”
Autor: Mike Heffley
504 pags
Editora: Greenwood Press (1996)


O monumentla trabalho de Heffley sobre a free improvisation europeia ("Northern Sun, Southern Moon: Europe's reinvention of jazz”) já foi apresentado por aqui. Quem seguiu a dica e leu esse livro, sabe que o autor esbanja erudição –sem se tornar pedante – para compor suas teses. Nessa sua visita ao universo sonoro de Braxton, Heffley mantém a mesma elegância. Se não chega a ser uma biografia intelectual, "The music of Anthony Braxton" adentra essa esfera e consegue dar novas entradas à criação musical braxtoniana. O autor, muito detalhista, clarifica o sistema de titulação das peças do compositor, mostrando que nada é gratuito ali. Também dedica quatro capítulos apenas para expor detalhadamente algumas das principais formações trabalhadas pelo saxofonista: Solo, Duo, Trio, Quartet e Large Ensemble. Obrigatório para se aprofundar na música de Braxton.