Um pouco sobre Gerald Cleaver

Nada ainda foi falado por aqui sobre Gerald Cleaver. Parece até que o baterista representa espaço coadjuvante no quarteto de Perelman _o que não é verdade. Gerald Cleaver é de Detroit, onde nasceu em 1963. Filho de baterista, Gerald começou tocando violino na infância; passou ao trompete; e somente na adolescência descobriu seu instrumento. Se graduou na Universidade de Michigan e deu aulas em Detroit (e na universidade onde se formou) durante os anos 80/90. Tocou e se apresentou, nesse período, com músicos de linhagens distintas do jazz, incluindo os veteranos Hank Jones e Tommy Flanagan.


Nos anos 90, Cleaver passou a se envolver mais diretamente com a free music, o que o levou a se mudar para Nova York, em 1999. A partir daquela década, suas parcerias com nomes destacados do free cresceram rapidamente: Charles Gayle, Roscoe Mitchell, Henry Threadgill, Muhal Richard Abrams, Tim Berne, Marilyn Crispell e William Parker são alguns que acompanhou. Sua associação a Matthew Shipp, com quem gravou, dentre outros, “New Orbit”, Nu Bop” e “Equilibrium”, ajudou a dar maior visibilidade a seu trabalho. Cleaver também tem dividido o palco, assiduamente, com Joe Morris. Do quarteto que veremos nesta semana, apenas com Perelman não havia tido oportunidade de trabalhar.

Como líder, Cleaver passou a gravar apenas na última década, após ter formado o sexteto “Veil of Names”, que conta com Andrew Bishop (clarinete, sax) e Mat Maneri (viola). Seu primeiro rebento foi "Adjust", de 2001. Em 2008, lançou o elogiado "Gerald Cleaver's Detroit". Os álbuns que soltou como líder estão em catálogo e podem ser encontrados sem muita dificuldade.

Para quem nunca ouviu Gerald Cleaver em ação, indico sua participação no 'Roscoe Mitchell Trio'. Nesse The Day and the Night, Cleaver acompanha nada menos que dois dos gigantes do Art Ensemble of Chicago: Roscoe e Malachi Favors. Gravação de 96, apresenta oito faixas de Mitchell, das quais destaco as instigantes “Bessie Harris” e “Southside 60”, em que pode ser melhor apreciada a pegada de Cleaver.


1. The Day And The Night 8:40
2. Malachi 9:10
3. Let's Go Out To Sea 5:34
4. Bessie Harris 6:18
5. This 5:08
6. Southside 60 6:52
7. For Lester B. 5:43
8. Song For Atala 4:49

*Roscoe Mitchell: saxes, flute
*Malachi Favors: bass
*Gerald Cleaver: drums, percussion

Recorded at Southport Studio, Chicago, November 11 & 12, 1996