Waiting for Pharoah... (IV)

Com a entrada da década de 80, Pharoah Sanders passou a fazer discos mais contidos, com faixas menos extensas e até mesmo com espaço para baladas. Se nunca decaiu no mau gosto de Gato Barbieri, Pharoah também conteve um pouco o ritmo que marcava seu trabalho nos 60/70. Isso não foi, todavia, algo singular de sua carreira. Outros nomes importantes, como Archie Shepp e David Murray, passaram por processos similares: não que tenham ‘se vendido’, mas optaram por atuar com pegada menos visceral.

Quando Pharoah esteve no país, em 1997, houve matéria na imprensa dizendo que o saxofonista ‘decepcionou’, ao apresentar um show sonoramente contido. Mas, para quem estava atento ao trabalho dele no período, a apresentação não deve ter sido muito surpresiva.


No álbum Africa, de 1987, Pharoah surge em quarteto, com faixas curtas (apenas uma bate nos 10 minutos) e a curiosa presença de John Hicks no piano. Hicks é um pianista bem mais comportado que os antigos parceiros de Sanders, sendo um reconhecido nome nas fileiras do hard bop/post bop.

Há alguns momentos mais intensos no disco, como ‘You've Got To Have Freedom’, na qual Pharoah esmigalha repetidamente um tema em seu sax, e “Africa”, que tem um sabor mais relacionado a seus trabalhos dos 60/70.
Há espaços também para baladas, como a releitura do clássico coltraneano ‘Naima’ e ‘Heart To Heart’ (composição própria).
De qualquer forma, o melhor álbum dele do período.


1. You've Got To Have Freedom (10:01)
2. Naima (5:26)
3. Origin (6:50)
4. Speak Low (8:04)
5. After The Morning (6:29)
6. Africa (8:20)
7. Heart To Heart (7:17)
8. Duo (4:32)

*Saxophone [Tenor] - Pharoah Sanders
*Bass - Curtis Lundy
*Piano - John Hicks
*Drums - Idris Muhammed

Recorded 11th March 1987 at Studio 44, Monster, Holland