Waiting for Pharoah... (II)

Pharoah Sanders estava com 24 anos quando começou a tocar com Coltrane. A parceria durou cerca de dois anos, entre 65/67, e pode ser apreciada em 11 discos, todos lançados (antes ou depois da morte de Trane) pela Impulse!. O primeiro registro desse encontro é de junho de 1965, que resultou em “Ascension”. Todavia, como este é um disco gravado com um grande coletivo, talvez seja mais preciso apontarmos “Meditations”, de novembro de 65, como a primeira parceria entre os dois saxofonistas. Já o último encontro deles está no álbum “The Olatunji Concert”, captado ao vivo em 23 de abril de 67 _menos de três meses antes de Trane morrer.

Enquanto acompanhava Coltrane, Sanders foi desenvolvendo sua música de forma bastante pessoal. Se a última fase de Trane ecoa ali, é fato que Pharoah lapidou um percurso próprio. Desde “Thauid” (66), podemos identificar marcas sonoras que o guiariam por pelo menos uma década. Ao perder “The Father”, Pharoah já trilhava um rumo claro, no qual permanece ativo, com altos e baixos, até hoje.

Nas décadas de 60/70, Pharoah não tinha propriamente um grupo fixo. Mas uma série de músicos trabalhou, constantemente, em estúdio e ao vivo, com o saxofonista. Dentre esses, o pianista Lonnie Liston Smith, o baixista Cecil McBee e o vocalista Leon Thomas, que participam de clássicos como "Karma" e "Black Unity".


Nesse álbum ‘pirata’, que traz registro de julho de 1968, em Antibes (França), Pharoah surge em quarteto _formato discreto para seus padrões do período. Em três faixas, vêm acompanhado de um dos grandes baixistas free, Sirone (Norris Jones), morto em 2009.
O destaque fica com a versão de ‘The Creator Has a Master Plan’, aqui sem o vocal original. A faixa reúne os momentos mais ásperos do show, marcado por certa sonoridade contemplativa. Nela, após a explosão de Sanders, lá pelos 7/8 minutos, podemos ouvir o tema de ‘Balance’ _música que comporia depois o disco ‘Izipho Zam’ (69).

1. Venus 06:21
2. The Creator Has a Master Plan 20:35
3. unkown title 09:30

* Pharoah Sanders - tenor sax
* Lonnie Liston Smith jr. - piano
* Norris Jones (Sirone) - bass
* Majeed Shabazz - drums