Jazz al Sur - IX


Na pequena série “Jazz al Sur”, que temos apresentado por aqui nas últimas semanas, Sergio Paolucci foi o nome com maior retorno dentre os que visitam esse espaço. Assim, nada melhor do que reconvocá-lo para encerrar (por enquanto) esse ciclo...

Já falamos um pouco sobre o trabalho desse saxofonista argentino na primeira postagem da série. Quem escutou “Encuentros” (1995), se deparou com um álbum em que as faixas traziam uma base jazzística mais forte, com versões para temas clássicos e uma sonoridade que, em sua liberdade, mostrava músicos mais atentos a certa coordenação estrutural.

Já neste novo Apariencias Desnudas, gravado em janeiro deste ano, Paolucci está mais solto, lidando com a free improvisation em duo com o guitarrista Claudio Nuñez. São seis faixas, nas quais sax e cordas divagam e dialogam em grande estilo. Aqui é possível apreciar e avaliar de forma mais ampla o sopro de Paolucci _esse que é um dos mais importantes e atuantes músicos da cena free argentina.

Nuñez (1959, BsAs) viveu muito tempo nos EUA (1981-2004) e teve a oportunidade de tocar com figuras como William Parker e Charles Gayle. A guitarra livre de Nuñez tem um perfil bastante peculiar: nem rastros jazzísticos (via Joe Morris), nem arroubos abstratos (via Derek Baley), nem noise (via Takayanagi): o que podemos sentir por trás de sua improvisação é outra coisa, às vezes até ressoando um violado catalão, às vezes podendo reverberar delicado viés tangueiro. Nesse disco, ele também experimenta outros instrumentos, como o piano, que executa no último tema.


1. Apariencia i (For Astor Piazolla & Roberto Goyeneche)
2. Apariencia ii (For Hermeto Pascoal & Thelonious Monk)
3. Apariencia iii (For John Coltrane & Ornette Coleman)
4. Apariencia iv (For Leandro Barbieri & Jaime Ross)
5. Apariencia v (For Ravi Shankar & Olivier Messiaen)
6. Desnudo Bajando La Escalera (For Cecil Taylor & Keith Jarret)


duo

*Sergio Paolucci: alto sax, soprano recorder, harmonica & voice.
*Claudio Nuñez: guitar, piano, yamaha fretless bass, udu drum, frame drum, bell, shaker & all other percussion instruments, guitars played with violin bow and light bulbs.

Recorded in Caballito, Buenos Aires, on january 27, 2010.