Jazz al Sur - IV

Pepi Taveira é mestre de muitos na Argentina. E não apenas por ser uma referência da bateria no país. Graduado pela Berklee College Of Music, Taveira, nascido em agosto de 1960, também passou pela Manhattan School Of Music e estudou na Fareta School of African Dance and Drumming (NY). Com esse currículo acadêmico, é professor no Conservatório de Música ‘Manuel de Falla’, em Buenos Aires, e na escola MEU, em La Plata. Também dirigiu, por uma década, a cátedra de bateria na EPM, pertencente ao Sindicato Argentino de Músicos. Tem dois livros publicados: "Drums: conceptos" e "Jazz principales estilos".



Acompanhante dos mais requisitados na Argentina, como líder Taveira gravou apenas quatro discos até o momento. Descendentes da polirritmia de Elvins Jones, as baquetas de Taveira encontram momentos de maior liberdade quando instigadas por parceiros como o saxofonista Pablo Puntoriero, com quem tem tocado nos últimos anos.

A versatilidade da música de Taveira pode ser comprovada nesse Dahomey Dance, captado em 2003. Pepi escalou alguns dos mais destacados nomes do jazz portenho atual (Jodos, Otero e Dominguez) e criou uma peça com momentos de grande beleza. O disco abre com ‘Dahomey Dance’ (criação de Coltrane gravada em 1961, do ábum ‘Olé’), que mostra um inspirado Rodrigo Dominguez, que executa sua releitura sem se preocupar em emular o sax do mestre.
Nas faixas em que predomina o diálogo sax-piano-bateria (“Dahomey Dance”, “Afrotrane” e “Vuelta Atrás”) temos os melhores momentos do álbum – bom que são, exatamente, as composições mais extensas do disco.


1: Dahomey Dance 8:33
2: Party is Over 4:01
3: Jay Jay 4:33
4: Afrotrane 10:34
5: Una Señal 6:11
6: María Fabiana 7:15
7: Vuelta Atrás 7:14
8: Guapa 3:24
9: Dahomey Dance (final) 3:53


*Pepi Taveira: bateria, percusión
*Rodrigo Dominguez: saxo alto, clarinete
* Luis Nacht: flauta
*Ernesto Jodos: piano
*Mariano Otero: contrabajo
*Mariana Baraj: voz, percusión
*Mario Gusso: percusión

record date: 2003