FREE THE JAZZ!!!

IMPROVISED MUSIC, JAZZ ANARCHY, NEW THING, INSTANT COMPOSITION, OUT JAZZ, ALEATORY MUSIC, MODERN FREE, FIRE MUSIC, NOISE, AVANT-GARDE JAZZ, INTUITIVE MUSIC, ACTION JAZZ, FREE IMPROVISATION, JAZZCORE, CREATIVE IMPROVISED MUSIC. FREE THE JAZZ!!!

*SOBRE (about us)...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

D. Carter & S. Mateen - II

Apesar de não terem mais um grupo de perfil fixo (o ‘Test’ não adentrou este século), Daniel Carter e Sabir Mateen ainda tocam muito juntos. Curioso que sempre há um baterista de peso por trás das reuniões dos dois saxofonistas: Tom Bruno (‘Test’), Susie Ibarra (‘One World Ensemble’), Hamid Drake (‘Bindu’) e Andrew Barker (com quem lançaram um Lp há não muito tempo).

Em “Waves”, o baterista que comanda a sessão é William Hooker (1946, New Britain). A ligação de Hooker com a free music ganhou relevância após sua chegada a Nova York, em 1974. Por lá, nasceu seu primeiro álbum, ‘Is Eternal Life’, de 78, que trazia solos, duos e outras formações, com a participação dos jovens David Murray e David S. Ware. Na década de 90, Hooker se envolveu também com a cena underground rock e se tornou amigo (óbvio!) de Thurston Moore.

Além de Carter e Mateen, um outro saxofonista aparece em Waves. Menos falado que os outros, Ras Moshe (1968, Brooklyn, NY) ainda tem uma discografia pouco extensa e difícil de ser encontrada (disponibilizarei, como “bônus”, uma faixa de Ras em ação). Dono de um sopro vigoroso, diz sobre si mesmo que “Ras sounds like Ras ( with an occasional Coltrane/Pharoah spirit calling/take over)”.

Nascido ‘Ted III’, Ras (que adotou esse nome em 1987) vem de uma família de músicos (pai e avô), tendo iniciado sua vida musical na igreja que frequentava. Depois de tocar em grupos de reggae quando jovem, decidiu se dedicar ao jazz e à free improvisation. Estudou com o violinista Billy Bang e teve alguns grupos na última década, como ‘The Music Now Unit’, ‘Spark Trio’ e o atual ‘Transcendence Unit’.

“Waves” mostra esses músicos em uma única longa improvisação, captada em 2005. A interação entre Hooker e os três saxofonistas oferece elevados momentos de grande música, pura e intensa.



1. Waves 40:52

Wvs

*Daniel Carter: alto, tenor, trumpet
*Sabir Mateen: tenor, alto
*Ras Moshe: tenor
* William Hooker: drums
*Jeffery Hayden Shurdut: guitar


Record date: april, 9, 2005. New York City.

---------------------------------------------------
Special bonus:
'Spark Trio'
1. Tidal Wave (5:56)

tw

*Ras Moshe : tenor
*Matt Lavelle: trumpet
*Todd Capp: drums

**Nessa faixa do Spark Trio, vemos a exuberante intensidade do sopro de Moshe, que sola em toda primeira metade.

*para ouvir mais:
http://www.myspace.com/rasmoshe